Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/38472
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_ArthurSilvaCardoso_tcc.pdf253,97 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorNascimento, Wanderson Flor do-
dc.contributor.authorCardoso, Arthur Silva-
dc.identifier.citationCARDOSO, Arthur Silva. Educação e experiência: uma visão de John Dewey, Bell Hooks e Paulo Freire. 2023. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Filosofia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho pretende analisar a situação educacional perante a perspectiva da experiência de educadores e educandos, sob a luz de Paulo Freire, bell hooks e John Dewey. O objetivo é a partir de um entendimento crítico da educação tradicional analisar como se dão as dinâmicas e experiências sob os modelos vigentes de educação na maior parte das escolas e como as experiências pessoais dos integrantes desse processo são ou não consideradas. Com isso serão levantados temas considerados pertinentes ao assunto, encontrado nas obras selecionadas, como a educação na forma bancária, o distanciamento entre teoria e prática, critérios para uma experiência educativa e a necessidade do diálogo no contexto educacional. Com essa análise pretende-se concluir que a educação é um ato que deve considerar o componente humano em sua ação, aproximando os educandos para que participem de forma ativa desse processopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordEducadorespt_BR
dc.subject.keywordPedagogiapt_BR
dc.titleEducação e experiência : uma visão de John Dewey, Bell Hooks e Paulo Freirept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-05-14T11:12:13Z-
dc.date.available2024-05-14T11:12:13Z-
dc.date.submitted2023-12-22-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/38472-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This work aims to analyze the educational situation from the perspective of the experiences of educators and learners, under the insights of Paulo Freire, bell hooks, and John Dewey. The goal is to, through a critical understanding of traditional education, examine how the dynamics and experiences unfold under the current models of education in most schools, and how the personal experiences of those involved in this process are or are not taken into consideration. Thus, relevant themes related to the subject will be explored, as found in the selected works, such as education in the banking form, the gap between theory and practice, criteria for an educational experience, and the need for dialogue in the educational context. Through this analysis, the intention is to conclude that education is an act that should consider the human component in its action, bringing learners closer so that they actively participate in this processpt_BR
Aparece na Coleção:Filosofia - Graduação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.