Título: | Educação e experiência : uma visão de John Dewey, Bell Hooks e Paulo Freire |
Autor(es): | Cardoso, Arthur Silva |
Orientador(es): | Nascimento, Wanderson Flor do |
Assunto: | Educação - estudo e ensino Educadores Pedagogia |
Data de apresentação: | 22-Dez-2023 |
Data de publicação: | 14-Mai-2024 |
Referência: | CARDOSO, Arthur Silva. Educação e experiência: uma visão de John Dewey, Bell Hooks e Paulo Freire. 2023. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Filosofia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | Este trabalho pretende analisar a situação educacional perante a perspectiva da
experiência de educadores e educandos, sob a luz de Paulo Freire, bell hooks e
John Dewey. O objetivo é a partir de um entendimento crítico da educação
tradicional analisar como se dão as dinâmicas e experiências sob os modelos
vigentes de educação na maior parte das escolas e como as experiências pessoais
dos integrantes desse processo são ou não consideradas. Com isso serão
levantados temas considerados pertinentes ao assunto, encontrado nas obras
selecionadas, como a educação na forma bancária, o distanciamento entre teoria e
prática, critérios para uma experiência educativa e a necessidade do diálogo no
contexto educacional. Com essa análise pretende-se concluir que a educação é um
ato que deve considerar o componente humano em sua ação, aproximando os
educandos para que participem de forma ativa desse processo |
Abstract: | This work aims to analyze the educational situation from the perspective of the
experiences of educators and learners, under the insights of Paulo Freire, bell hooks,
and John Dewey. The goal is to, through a critical understanding of traditional
education, examine how the dynamics and experiences unfold under the current
models of education in most schools, and how the personal experiences of those
involved in this process are or are not taken into consideration. Thus, relevant
themes related to the subject will be explored, as found in the selected works, such
as education in the banking form, the gap between theory and practice, criteria for an
educational experience, and the need for dialogue in the educational context.
Through this analysis, the intention is to conclude that education is an act that should
consider the human component in its action, bringing learners closer so that they
actively participate in this process |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Filosofia - Graduação
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.