Título: | Mineração de dados aplicada ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) |
Autor(es): | Sanchez Trujillo, Daniel Erick |
Orientador(es): | Corrêa, Jan Mendonça |
Assunto: | Mineração de dados Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) |
Data de apresentação: | 29-Jan-2024 |
Data de publicação: | 13-Mai-2024 |
Referência: | SANCHEZ TRUJILLO, Daniel Erick. Mineração de dados aplicada ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). 2024. 91 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia da Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) fornece
acesso público a uma ampla gama de dados obtidos por meio de suas pesquisas, avaliações
e exames educacionais. Dentre esses, os dados relativos ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) se destacam. Estes dados abrangem um leque variado
de informações acerca dos estudantes que participaram do exame. Este estudo se concentrou na aplicação de métodos de visualização, análise e mineração de dados utilizando
ferramentas avançadas como Python, Pandas e Jupyter Notebook. A análise do ENADE
2021 foi realizada com ênfase nos cursos de computação, com um foco especial no curso
de Ciência da Computação (Bacharelado) e Computação (Licenciatura) nos alunos da
Universidade de Brasília (UnB). Foram realizadas várias análises nos dados, incluindo
correlação entre variáveis, classificação das notas com base em diferentes atributos, e exame detalhado das respostas dos alunos às questões do exame. O propósito dessas análises
foi fornecer uma compreensão aprofundada do perfil dos estudantes de ensino superior no
Brasil. Este trabalho proporciona uma compreensão aprofundada dos dados do ENADE
e do desempenho dos alunos, incorporando tabelas e gráficos para análises detalhadas e
identificação de fatores que influenciam o desempenho dos alunos no exame. |
Abstract: | The National Institute for Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP) provides public access to a wide range of data obtained through its research, assessments,
and educational exams. Among these, the data related to the National Exam of Student
Performance (ENADE) stand out. These data encompass a varied range of information
about the students who participated in the exam. This study focused on applying methods of visualization, analysis, and data mining using advanced tools such as Python,
Pandas, and Jupyter Notebook. The analysis of ENADE 2021 was carried out with an
emphasis on computing courses, with a special focus on the Computer Science (Bachelor’s) and Computing (Teaching degree) and on the students of the University of Brasília
(UnB). Several analyses were performed on the data, including the correlation between
variables, classification of grades based on different attributes, and detailed examination
of the students’ responses to the exam questions. The purpose of these analyses was to
gain a comprehensive understanding of the profile of higher education students in Brazil.
This work provides a deep understanding of ENADE data and student performance, incorporating tables and graphs for detailed analysis and identification of factors influencing
students’ performance in the exam. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2024. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Engenharia da Computação
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.