Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/38462
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_DanielErickSanchezTrujillo_tcc.pdf7,53 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCorrêa, Jan Mendonça-
dc.contributor.authorSanchez Trujillo, Daniel Erick-
dc.identifier.citationSANCHEZ TRUJILLO, Daniel Erick. Mineração de dados aplicada ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). 2024. 91 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia da Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) fornece acesso público a uma ampla gama de dados obtidos por meio de suas pesquisas, avaliações e exames educacionais. Dentre esses, os dados relativos ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) se destacam. Estes dados abrangem um leque variado de informações acerca dos estudantes que participaram do exame. Este estudo se concentrou na aplicação de métodos de visualização, análise e mineração de dados utilizando ferramentas avançadas como Python, Pandas e Jupyter Notebook. A análise do ENADE 2021 foi realizada com ênfase nos cursos de computação, com um foco especial no curso de Ciência da Computação (Bacharelado) e Computação (Licenciatura) nos alunos da Universidade de Brasília (UnB). Foram realizadas várias análises nos dados, incluindo correlação entre variáveis, classificação das notas com base em diferentes atributos, e exame detalhado das respostas dos alunos às questões do exame. O propósito dessas análises foi fornecer uma compreensão aprofundada do perfil dos estudantes de ensino superior no Brasil. Este trabalho proporciona uma compreensão aprofundada dos dados do ENADE e do desempenho dos alunos, incorporando tabelas e gráficos para análises detalhadas e identificação de fatores que influenciam o desempenho dos alunos no exame.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMineração de dadospt_BR
dc.subject.keywordExame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)pt_BR
dc.titleMineração de dados aplicada ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-05-13T15:07:43Z-
dc.date.available2024-05-13T15:07:43Z-
dc.date.submitted2024-01-29-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/38462-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The National Institute for Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP) provides public access to a wide range of data obtained through its research, assessments, and educational exams. Among these, the data related to the National Exam of Student Performance (ENADE) stand out. These data encompass a varied range of information about the students who participated in the exam. This study focused on applying methods of visualization, analysis, and data mining using advanced tools such as Python, Pandas, and Jupyter Notebook. The analysis of ENADE 2021 was carried out with an emphasis on computing courses, with a special focus on the Computer Science (Bachelor’s) and Computing (Teaching degree) and on the students of the University of Brasília (UnB). Several analyses were performed on the data, including the correlation between variables, classification of grades based on different attributes, and detailed examination of the students’ responses to the exam questions. The purpose of these analyses was to gain a comprehensive understanding of the profile of higher education students in Brazil. This work provides a deep understanding of ENADE data and student performance, incorporating tables and graphs for detailed analysis and identification of factors influencing students’ performance in the exam.pt_BR
Aparece na Coleção:Engenharia da Computação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.