Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/38454
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_GabrielPreihsBenvindoOliveira_tcc.pdf869,23 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O uso do feedback Ipsativo no ambiente Moodle para o ensino da primeira linguagem de computação
Autor(es): Oliveira, Gabriel Preihs Benvindo de
Orientador(es): Holanda, Maristela Terto de
Assunto: Linguagem de programação (Computadores)
Ambientes virtuais de aprendizagem
Ensino auxiliado por computador
Data de apresentação: 12-Dez-2023
Data de publicação: 13-Mai-2024
Referência: OLIVEIRA, Gabriel Preihs Benvindo de. O uso do feedback Ipsativo no ambiente Moodle para o ensino da primeira linguagem de computação. 2023. 52 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia da Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O ensino da primeira linguagem de programação é um desafio para alunos em graduação de diferentes cursos. Especificamente, os alunos da disciplina de Introdução à Ciência da Computação, na Universidade de Brasília tem elevadas taxas de reprovação. Tomando em consideração esta problemática, buscou-se neste trabalho usar do feedback Ipsativo, que visa comparar resultados atuais com o desempenho passado, adotando suas metodologias e aplicações para auxiliar no aprendizado e consequentemente diminuir a taxa de reprovação nas matérias relacionadas à referida disciplina. Essencialmente no contexto das salas de aula, pois este sistema atinge positivamente o aluno, possibilitando analisar suas próprias falhas e dificuldades e se envolver na forma utilizada para sua avaliação. No ensino e aprendizagem em ambientes mediados pelo Moodle, utilizando de um plugin feito anteriormente em um trabalho que antecede este, fez-se uma coleta de dados baseada em uma nova funcionalidade que utiliza dos feedback Ipsativos e Formativos. Utilizou-se como base um plugin chamado AsPIn, o qual torna possível o acompanhamento de cada aluno, separando os alunos que provavelmente apresentariam mais dificuldade, a partir de um formulário de percepção. Buscou-se demonstrar a funcionalidade do processo avaliativo através do sistema Ipsativo tanto na avaliação formativa quanto na avaliação somativa. Os resultados obtidos nessa pesquisa contribuíram para a prática de auto avaliação pelo próprio aluno sob a observação contínua do professor.
Abstract: Teaching the first programming language is a challenge for undergraduate students in various courses. Specifically, students in the Introduction to Computer Science course at the University of Brasília face high rates of failure. Taking this issue into consideration, this work aimed to use Ipsative feedback, which aims to compare current results with past performance, adopting its methodologies and applications to assist in learning and consequently reduce the failure rate in subjects related to the mentioned discipline. Essentially, in the context of classrooms, as this system positively impacts the student, allowing them to analyze their own mistakes and difficulties and engage in the form used for their evaluation. In teaching and learning in Moodle-mediated environments, using a plugin developed in a previous work preceding this one, data collection was carried out based on a new functionality that uses Ipsative and Formative feedback. A plugin called AsPIn served as the basis, making it possible to monitor each student, separating those who would likely encounter more difficulties, based on a perception form. The aim was to demonstrate the functionality of the evaluative process through the Ipsative system in both formative and summative assessments. The results obtained in this research contributed to the practice of self-evaluation by the student under continuous observation by the teacher.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia da Computação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.