Título: | Avaliação da qualidade na educação superior : uma análise da Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília e seus cursos de engenharia |
Autor(es): | Alves, Edilton Costa |
Orientador(es): | Medeiros, José Edil Guimarães de |
Assunto: | Universidade de Brasília (UnB) - Faculdade de Tecnologia Avaliação educacional - ensino superior Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) |
Data de apresentação: | 21-Dez-2023 |
Data de publicação: | 13-Mai-2024 |
Referência: | ALVES, Edilton Costa. Avaliação da qualidade na educação superior: uma análise da Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília e seus cursos de engenharia. 2023. 180 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia da Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | Este estudo aborda a avaliação da qualidade da educação superior em engenharia na Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília, analisando microdados do ENADE de 2014,
2017 e 2019. O trabalho investiga a expansão da educação superior e seu impacto na qualidade,
além de examinar o papel do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e as percepções dos estudantes sobre seu processo formativo. Os objetivos incluem a análise das percepções discentes,
avaliação do impacto do corpo docente e infraestrutura, e formulação de recomendações
para melhorar a qualidade educacional. Através de uma abordagem integrada, considerando
aspectos quantitativos e qualitativos, o estudo visa não só avaliar, mas também contribuir
para a melhoria contínua da qualidade da educação superior em engenharia, alinhando
práticas inovadoras de ensino com as necessidades do mercado e expectativas dos estudantes. |
Abstract: | This study addresses the assessment of higher education quality in engineering at the Faculty
of Technology of the University of Brasília, analyzing ENADE microdata from 2014, 2017,
and 2019. The research investigates the expansion of higher education and its impact on
quality, as well as examining the role of the Preliminary Course Concept (CPC) and student
perceptions regarding their formative process. The objectives include analyzing student
perceptions, evaluating the impact of faculty and infrastructure, and formulating recommendations to improve educational quality. Through an integrated approach, considering both
quantitative and qualitative aspects, the study aims not only to assess but also to contribute to
the continuous improvement of higher education quality in engineering, aligning innovative
teaching practices with market needs and student expectations. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Engenharia da Computação
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.