Título: | Clima organizacional na perspectiva dos trabalhadores em call center |
Autor(es): | Silva, Manoela Daniela Karolina Fernandes |
Orientador(es): | Barem, Débora Dorneles |
Assunto: | Teleatendimento Satisfação no trabalho Ambiente de trabalho |
Data de apresentação: | 18-Dez-2023 |
Data de publicação: | 2-Mai-2024 |
Referência: | SILVA, Manoela Daniela Karolina Fernandes. Clima organizacional na perspectiva dos trabalhadores em call center. 2023. 74 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | Este estudo teve como principal objetivo levantar a percepção dos trabalhadores
relacionada ao clima organizacional em um ambiente de trabalho de Call Center. A
pesquisa foi realizada em uma empresa localizada no estado de Goiás, com a
participação de 25 colaboradores. Para conduzir este estudo, utilizou-se a Escala de
Clima Organizacional (ECO), um questionário desenvolvido por Martins (2008), que
abrange cinco fatores: Apoio da chefia e da organização, Recompensa, Conforto
físico, Controle/pressão e Coesão entre colegas. O questionário foi aplicado através
de um formulário online, e as respostas foram coletadas por meio da escala Likert de
cinco níveis, variando de "discordo totalmente" a "concordo totalmente". A escolha da
ECO e da escala Likert proporcionou uma coleta eficiente e ágil e possibilitou uma
análise quantitativa detalhada das respostas. Os resultados foram analisados com
foco na influência que os fatores identificados pela ECO possuem e como eles agem
sobre a percepção, o bem-estar e a satisfação dos colaboradores em um ambiente de
Call Center. O estudo contribuiu para uma compreensão mais aprofundada do clima
organizacional neste contexto em específico, pois através dos resultados obtidos foi
possível realizar análises estatísticas para compreender a dispersão e a variabilidade
dos dados em relação a média fatorial, e com isso, pode-se concluir que o clima
organizacional da empresa é considerado mediano, possibilitando assim fornecer
insights valiosos tanto para a TELEMAIS SOLUTION, como também para a gestão de
outras empresas que operam em ambientes igualmente desafiadores, como os Call
Centers. A pesquisa não apenas identificou pontos de melhoria, mas também
destacou práticas positivas que podem ser potencializadas para promover um clima
organizacional mais saudável e produtivo. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2023. |
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