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dc.contributor.advisorBarem, Débora Dorneles-
dc.contributor.authorSilva, Manoela Daniela Karolina Fernandes-
dc.identifier.citationSILVA, Manoela Daniela Karolina Fernandes. Clima organizacional na perspectiva dos trabalhadores em call center. 2023. 74 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo teve como principal objetivo levantar a percepção dos trabalhadores relacionada ao clima organizacional em um ambiente de trabalho de Call Center. A pesquisa foi realizada em uma empresa localizada no estado de Goiás, com a participação de 25 colaboradores. Para conduzir este estudo, utilizou-se a Escala de Clima Organizacional (ECO), um questionário desenvolvido por Martins (2008), que abrange cinco fatores: Apoio da chefia e da organização, Recompensa, Conforto físico, Controle/pressão e Coesão entre colegas. O questionário foi aplicado através de um formulário online, e as respostas foram coletadas por meio da escala Likert de cinco níveis, variando de "discordo totalmente" a "concordo totalmente". A escolha da ECO e da escala Likert proporcionou uma coleta eficiente e ágil e possibilitou uma análise quantitativa detalhada das respostas. Os resultados foram analisados com foco na influência que os fatores identificados pela ECO possuem e como eles agem sobre a percepção, o bem-estar e a satisfação dos colaboradores em um ambiente de Call Center. O estudo contribuiu para uma compreensão mais aprofundada do clima organizacional neste contexto em específico, pois através dos resultados obtidos foi possível realizar análises estatísticas para compreender a dispersão e a variabilidade dos dados em relação a média fatorial, e com isso, pode-se concluir que o clima organizacional da empresa é considerado mediano, possibilitando assim fornecer insights valiosos tanto para a TELEMAIS SOLUTION, como também para a gestão de outras empresas que operam em ambientes igualmente desafiadores, como os Call Centers. A pesquisa não apenas identificou pontos de melhoria, mas também destacou práticas positivas que podem ser potencializadas para promover um clima organizacional mais saudável e produtivo.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordTeleatendimentopt_BR
dc.subject.keywordSatisfação no trabalhopt_BR
dc.subject.keywordAmbiente de trabalhopt_BR
dc.titleClima organizacional na perspectiva dos trabalhadores em call centerpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-05-02T14:36:49Z-
dc.date.available2024-05-02T14:36:49Z-
dc.date.submitted2023-12-18-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/38429-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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