Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Barem, Débora Dorneles | - |
dc.contributor.author | Silva, Manoela Daniela Karolina Fernandes | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Manoela Daniela Karolina Fernandes. Clima organizacional na perspectiva dos trabalhadores em call center. 2023. 74 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo teve como principal objetivo levantar a percepção dos trabalhadores
relacionada ao clima organizacional em um ambiente de trabalho de Call Center. A
pesquisa foi realizada em uma empresa localizada no estado de Goiás, com a
participação de 25 colaboradores. Para conduzir este estudo, utilizou-se a Escala de
Clima Organizacional (ECO), um questionário desenvolvido por Martins (2008), que
abrange cinco fatores: Apoio da chefia e da organização, Recompensa, Conforto
físico, Controle/pressão e Coesão entre colegas. O questionário foi aplicado através
de um formulário online, e as respostas foram coletadas por meio da escala Likert de
cinco níveis, variando de "discordo totalmente" a "concordo totalmente". A escolha da
ECO e da escala Likert proporcionou uma coleta eficiente e ágil e possibilitou uma
análise quantitativa detalhada das respostas. Os resultados foram analisados com
foco na influência que os fatores identificados pela ECO possuem e como eles agem
sobre a percepção, o bem-estar e a satisfação dos colaboradores em um ambiente de
Call Center. O estudo contribuiu para uma compreensão mais aprofundada do clima
organizacional neste contexto em específico, pois através dos resultados obtidos foi
possível realizar análises estatísticas para compreender a dispersão e a variabilidade
dos dados em relação a média fatorial, e com isso, pode-se concluir que o clima
organizacional da empresa é considerado mediano, possibilitando assim fornecer
insights valiosos tanto para a TELEMAIS SOLUTION, como também para a gestão de
outras empresas que operam em ambientes igualmente desafiadores, como os Call
Centers. A pesquisa não apenas identificou pontos de melhoria, mas também
destacou práticas positivas que podem ser potencializadas para promover um clima
organizacional mais saudável e produtivo. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teleatendimento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Satisfação no trabalho | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ambiente de trabalho | pt_BR |
dc.title | Clima organizacional na perspectiva dos trabalhadores em call center | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-05-02T14:36:49Z | - |
dc.date.available | 2024-05-02T14:36:49Z | - |
dc.date.submitted | 2023-12-18 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/38429 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
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