Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/38422
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_KlaytonOliveiraDias_tcc.pdf2,05 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Comportamento de consumo por aplicativos de delivery no contexto pós-pandêmico
Autor(es): Dias, Klayton Oliveira
Orientador(es): Dias, Maria Amélia de Paula
Assunto: Pandemia
Comportamento do consumidor
Aplicativo de entrega de delivery
Data de apresentação: 15-Dez-2023
Data de publicação: 2-Mai-2024
Referência: DIAS, Klayton Oliveira. Comportamento de consumo por aplicativos de delivery no contexto pós-pandêmico. 2023. 69 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A humanidade viveu um período de crise sanitária em escala global devido à pandemia do vírus COVID-19. Durante esse período, aplicativos de delivery de alimentos foram aliados para garantir a alimentação da população, sem sair de casa. Diante desse contexto, esta pesquisa teve como objetivo identificar os fatores que influenciaram o comportamento dos consumidores por aplicativos de delivery de alimentos, em um cenário pós-pandêmico. Para isso, foi realizada uma pesquisa exploratória quantitativa por meio de um questionário on-line com 290 respondentes, de diversas regiões do Brasil. Após a realização da análise dos dados, a partir dos métodos de teste de hipótese Qui-quadrado e dos testes de hipótese de proporção, percebeu-se que a frequência de consumo por aplicativos de delivery aumentou, em comparação ao período pandêmico. Facilidade, conveniência e confiabilidade dos aplicativos se mostraram grandes motivadores da intenção de uso dos consumidores. A satisfação, cupons de desconto, reputação e fidedignidade dos produtos se mostraram os critérios mais relevantes para compra por aplicativos de delivery. Portanto, este estudo contribui para a literatura de comportamento dos consumidores por aplicativos de delivery de alimentos, devido à falta de estudos sobre o tema no contexto pós-pandêmico. Além disso, contribui com empresas que desejam conhecer fatores que afetam o processo de compra de consumidores no póspandemia.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.