Título: | Consumo de alimentos orgânicos entre homens e mulheres : uma avaliação de atributos, consequências e valores |
Autor(es): | Silva, Guilherme Luiz Pestana da |
Orientador(es): | Alfinito, Solange |
Assunto: | Comportamento do consumidor Alimentação orgânica Cadeia meios-fim |
Data de apresentação: | 11-Dez-2023 |
Data de publicação: | 2-Mai-2024 |
Referência: | SILVA, Guilherme Luiz Pestana da. Consumo de alimentos orgânicos entre homens e mulheres: uma avaliação de atributos, consequências e valores. 2023. 39 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | O presente trabalho explora a crescente preferência dos brasileiros por produtos
orgânicos, destacando a necessidade de entender as motivações por trás dessa
escolha. A pesquisa identifica uma lacuna importante: a diferença nas motivações de
compra de alimentos orgânicos entre homens e mulheres. Com foco em preencher
essa lacuna, o objetivo principal é comparar as motivações de compra de alimentos
orgânicos entre homens e mulheres ao analisar os atributos, as consequências e os
valores envolvidos nessa decisão, com base na teoria da cadeia de meios-fim. A
principal ideia da cadeia de meios-fim consiste em que todo produto tem atributos que
conduzem a benefícios e valores. Esta sequência de atributos, consequências e
valores é o foco do modelo, de onde advêm todas as análises. Metodologicamente, o
estudo adota uma abordagem exploratória e qualitativa, utilizando a técnica de hard
laddering. Esta técnica envolve um questionário semi-estruturado de forma a conduzir
os respondentes a apresentar cadeias de relações numa ordem pré-determinada. Ou
seja, é uma técnica de pesquisa qualitativa utilizada por diversos pesquisadores para
o estudo da estrutura de valores envolvida no processo de decisão de compra do
consumidor ou da percepção de valor que este destina a um determinado produto. A
amostra abrange consumidores das seguintes unidades federativas: São Paulo, Minas
Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e Bahia. Os resultados, por sua vez, mostram
padrões distintos entre homens e mulheres nas motivações de compra de alimentos
orgânicos: enquanto os homens tendem a focar em saúde pessoal e benefícios
nutricionais, as mulheres consideram, além desses, o bem-estar familiar e a
apresentação desses alimentos. Tais diferenças podem ser influenciadas por fatores
socioculturais e de gênero, demandando uma análise mais profunda para que se
entenda as motivações de escolha. |
Abstract: | This work explores Brazilians' growing preference for organic products, highlighting the
need to understand the motivations behind this choice. The research identifies an
important gap: the difference in motivations for purchasing organic food between men
and women. Focusing on filling this gap, the main objective is to compare the
motivations for purchasing organic food between men and women by analyzing the
attributes, consequences and values involved in this decision, based on the meansend chain theory. The main idea of the means-end chain is that every product has
attributes that lead to benefits and values. This sequence of attributes, consequences
and values is the focus of the model, from which all analyzes come. Methodologically,
the study adopts an exploratory and qualitative approach, using the hard laddering
technique. This technique involves a semi-structured questionnaire in order to lead
respondents to present chains of relationships in a pre-determined order. In other
words, it is a qualitative research technique used by several researchers to study the
structure of values involved in the consumer's purchasing decision process or in the
perception of value allocated to a particular product. The sample covers consumers
from the following federative units: São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul,
Paraná and Bahia. The results, in turn, show distinct patterns between men and
women in the motivations for purchasing organic foods: while men tend to focus on
personal health and nutritional benefits, women consider, in addition to these, family
well-being and presentation. of these food benefits. Such differences can be influenced
by sociocultural and gender factors, requiring a deeper analysis to understand the
motivations for choice. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2023. |
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