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dc.contributor.advisorAlfinito, Solange-
dc.contributor.authorSilva, Guilherme Luiz Pestana da-
dc.identifier.citationSILVA, Guilherme Luiz Pestana da. Consumo de alimentos orgânicos entre homens e mulheres: uma avaliação de atributos, consequências e valores. 2023. 39 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho explora a crescente preferência dos brasileiros por produtos orgânicos, destacando a necessidade de entender as motivações por trás dessa escolha. A pesquisa identifica uma lacuna importante: a diferença nas motivações de compra de alimentos orgânicos entre homens e mulheres. Com foco em preencher essa lacuna, o objetivo principal é comparar as motivações de compra de alimentos orgânicos entre homens e mulheres ao analisar os atributos, as consequências e os valores envolvidos nessa decisão, com base na teoria da cadeia de meios-fim. A principal ideia da cadeia de meios-fim consiste em que todo produto tem atributos que conduzem a benefícios e valores. Esta sequência de atributos, consequências e valores é o foco do modelo, de onde advêm todas as análises. Metodologicamente, o estudo adota uma abordagem exploratória e qualitativa, utilizando a técnica de hard laddering. Esta técnica envolve um questionário semi-estruturado de forma a conduzir os respondentes a apresentar cadeias de relações numa ordem pré-determinada. Ou seja, é uma técnica de pesquisa qualitativa utilizada por diversos pesquisadores para o estudo da estrutura de valores envolvida no processo de decisão de compra do consumidor ou da percepção de valor que este destina a um determinado produto. A amostra abrange consumidores das seguintes unidades federativas: São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e Bahia. Os resultados, por sua vez, mostram padrões distintos entre homens e mulheres nas motivações de compra de alimentos orgânicos: enquanto os homens tendem a focar em saúde pessoal e benefícios nutricionais, as mulheres consideram, além desses, o bem-estar familiar e a apresentação desses alimentos. Tais diferenças podem ser influenciadas por fatores socioculturais e de gênero, demandando uma análise mais profunda para que se entenda as motivações de escolha.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordComportamento do consumidorpt_BR
dc.subject.keywordAlimentação orgânicapt_BR
dc.subject.keywordCadeia meios-fimpt_BR
dc.titleConsumo de alimentos orgânicos entre homens e mulheres : uma avaliação de atributos, consequências e valorespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-05-02T10:41:02Z-
dc.date.available2024-05-02T10:41:02Z-
dc.date.submitted2023-12-11-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/38410-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This work explores Brazilians' growing preference for organic products, highlighting the need to understand the motivations behind this choice. The research identifies an important gap: the difference in motivations for purchasing organic food between men and women. Focusing on filling this gap, the main objective is to compare the motivations for purchasing organic food between men and women by analyzing the attributes, consequences and values involved in this decision, based on the meansend chain theory. The main idea of the means-end chain is that every product has attributes that lead to benefits and values. This sequence of attributes, consequences and values is the focus of the model, from which all analyzes come. Methodologically, the study adopts an exploratory and qualitative approach, using the hard laddering technique. This technique involves a semi-structured questionnaire in order to lead respondents to present chains of relationships in a pre-determined order. In other words, it is a qualitative research technique used by several researchers to study the structure of values involved in the consumer's purchasing decision process or in the perception of value allocated to a particular product. The sample covers consumers from the following federative units: São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná and Bahia. The results, in turn, show distinct patterns between men and women in the motivations for purchasing organic foods: while men tend to focus on personal health and nutritional benefits, women consider, in addition to these, family well-being and presentation. of these food benefits. Such differences can be influenced by sociocultural and gender factors, requiring a deeper analysis to understand the motivations for choice.pt_BR
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