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Título: Consumo de alimentos orgânicos entre homens e mulheres : uma avaliação de atributos, consequências e valores
Autor(es): Silva, Guilherme Luiz Pestana da
Orientador(es): Alfinito, Solange
Assunto: Comportamento do consumidor
Alimentação orgânica
Cadeia meios-fim
Data de apresentação: 11-Dez-2023
Data de publicação: 2-Mai-2024
Referência: SILVA, Guilherme Luiz Pestana da. Consumo de alimentos orgânicos entre homens e mulheres: uma avaliação de atributos, consequências e valores. 2023. 39 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O presente trabalho explora a crescente preferência dos brasileiros por produtos orgânicos, destacando a necessidade de entender as motivações por trás dessa escolha. A pesquisa identifica uma lacuna importante: a diferença nas motivações de compra de alimentos orgânicos entre homens e mulheres. Com foco em preencher essa lacuna, o objetivo principal é comparar as motivações de compra de alimentos orgânicos entre homens e mulheres ao analisar os atributos, as consequências e os valores envolvidos nessa decisão, com base na teoria da cadeia de meios-fim. A principal ideia da cadeia de meios-fim consiste em que todo produto tem atributos que conduzem a benefícios e valores. Esta sequência de atributos, consequências e valores é o foco do modelo, de onde advêm todas as análises. Metodologicamente, o estudo adota uma abordagem exploratória e qualitativa, utilizando a técnica de hard laddering. Esta técnica envolve um questionário semi-estruturado de forma a conduzir os respondentes a apresentar cadeias de relações numa ordem pré-determinada. Ou seja, é uma técnica de pesquisa qualitativa utilizada por diversos pesquisadores para o estudo da estrutura de valores envolvida no processo de decisão de compra do consumidor ou da percepção de valor que este destina a um determinado produto. A amostra abrange consumidores das seguintes unidades federativas: São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e Bahia. Os resultados, por sua vez, mostram padrões distintos entre homens e mulheres nas motivações de compra de alimentos orgânicos: enquanto os homens tendem a focar em saúde pessoal e benefícios nutricionais, as mulheres consideram, além desses, o bem-estar familiar e a apresentação desses alimentos. Tais diferenças podem ser influenciadas por fatores socioculturais e de gênero, demandando uma análise mais profunda para que se entenda as motivações de escolha.
Abstract: This work explores Brazilians' growing preference for organic products, highlighting the need to understand the motivations behind this choice. The research identifies an important gap: the difference in motivations for purchasing organic food between men and women. Focusing on filling this gap, the main objective is to compare the motivations for purchasing organic food between men and women by analyzing the attributes, consequences and values involved in this decision, based on the meansend chain theory. The main idea of the means-end chain is that every product has attributes that lead to benefits and values. This sequence of attributes, consequences and values is the focus of the model, from which all analyzes come. Methodologically, the study adopts an exploratory and qualitative approach, using the hard laddering technique. This technique involves a semi-structured questionnaire in order to lead respondents to present chains of relationships in a pre-determined order. In other words, it is a qualitative research technique used by several researchers to study the structure of values involved in the consumer's purchasing decision process or in the perception of value allocated to a particular product. The sample covers consumers from the following federative units: São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná and Bahia. The results, in turn, show distinct patterns between men and women in the motivations for purchasing organic foods: while men tend to focus on personal health and nutritional benefits, women consider, in addition to these, family well-being and presentation. of these food benefits. Such differences can be influenced by sociocultural and gender factors, requiring a deeper analysis to understand the motivations for choice.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2023.
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