Título: | Como o consumidor enxerga os aspectos de exclusividade e funcionalidade em produtos de luxo segunda mão |
Autor(es): | Soares, Giulianna Peres Rodrigues |
Orientador(es): | Moreira, Marina Figueiredo |
Assunto: | Moda - sustentabilidade Slow fashion Decisão de compra Consumidores - comportamento de compra |
Data de apresentação: | 18-Dez-2023 |
Data de publicação: | 30-Abr-2024 |
Referência: | SOARES, Giulianna Peres Rodrigues. Como o consumidor enxerga os aspectos de exclusividade e funcionalidade em produtos de luxo segunda mão. 2023. 48 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo investigar o comportamento do consumidor
de produtos de luxo segunda mão, principalmente os aspectos de exclusividade e
funcionalidade envolvidos no processo de decisão de compra. Este estudo aborda a
perspectiva do slow fashion como crítica ao sistema dominante na indústria da
moda, desacelerando os ciclos de moda e valorizando o trabalho local e artesanal
(SOBREIRA et al., 2020). Desta forma, examina-se como o consumidor de produtos
de luxo, adotando o slow fashion valoriza funcionalidade e exclusividade. A
funcionalidade garante utilidade e durabilidade a longo prazo, refletindo o apreço
pela longevidade e versatilidade das roupas (JIN; JUNG, 2014). Enquanto a
exclusividade confere status e identidade pessoal, ligada à raridade do produto (JIN;
JUNG, 2014). O estudo propõe investigar a percepção do consumo consciente e
sustentável, explorando a consciência do consumidor sobre sua relação com a moda
e seu impacto ambiental ao considerar produtos de luxo em segunda mão a partir de
uma pesquisa descritiva quantitativa aplicada através de um questionário utilizando
como base a Escala de Orientação ao Consumo de Slow Fashion (JUN; JUNG,
2024). Ao analisar a inter-relação entre funcionalidade e exclusividade, bem como
sua valorização pelos consumidores, observa-se uma concordância com o estudo
original na dimensão exclusividade, em que parte dos consumidores enxergam
grande relevância em todos os demais fatores, mas não são orientados por este em
específico; já quando falamos da dimensão funcionalidade, há um alto grau de
concordância absoluta atribuído a esse aspecto dentre os respondentes da
pesquisa. Além disso, as dimensões mais valorizadas pelos respondentes da
pesquisa são autenticidade e funcionalidade; demonstrando alto grau de valor
atribuído a peças feitas com técnicas de costura avançadas, trabalho manual e
material de qualidade superior, visando que as peças durem por mais tempo. Por
fim, nota-se um alto grau de preocupação com o fator remuneração justa da dos que
produzem os artigos consumidos dentro da dimensão equidade, sendo importante
destacar que não é porque uma marca é de luxo que ela sempre busca os
funcionários mais bem qualificados para produção e os remunera de forma correta,
pois apenas uma parcela muito pequena dos clientes destas marcas tem acesso a
produtos feitos de forma manual e artesanal. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2023. |
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