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Título: Análise das barreiras relacionadas à baixa oferta de navios para o transporte de carga por cabotagem no Brasil
Autor(es): Pereira, Felipe Frutuoso
Orientador(es): Silveira Júnior, Aldery
Assunto: Desenvolvimento econômico
Indústria naval
Transporte de carga
Data de apresentação: 11-Dez-2023
Data de publicação: 30-Abr-2024
Referência: PEREIRA, Felipe Frutuoso. Análise das barreiras relacionadas à baixa oferta de navios para o transporte de carga por cabotagem no Brasil. 2023. 51 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A reestruturação da matriz logística brasileira e sua eficiência no transporte de cargas estão intrinsecamente ligadas à modalidade de cabotagem. Este meio de transporte não apenas impulsiona o desenvolvimento econômico, fortalecendo as indústrias locais, mas também contribui para a redução de impactos ambientais negativos, como poluição e congestionamentos. No entanto, apesar de suas evidentes vantagens, o transporte rodoviário ainda prevalece no Brasil. O estudo realizado teve por objeto o levantamento e análise das barreiras relacionadas com a baixa oferta de navios para a cabotagem brasileira. A metodologia utilizada foi eminentemente bibliográfica, a partir de pesquisas em livros, periódicos, anais de congressos, teses, dissertações, trabalhos de final de curso de graduação e sítios da internet de órgãos governamentais e de empresas e associações ligadas a área de navegação de cabotagem. Foram identificados três grupos de barreira: 1) Barreiras de Custos Operacionais: Incluindo o alto preço do bunker, o elevado custo do frete, os custos elevados de mão de obra na cabotagem e na indústria naval, os altos custos dos produtos siderúrgicos e navipeças. 2) Barreiras de Aspectos Legais e Regulatórios: Incluindo a cobrança do ICMS e a fragilidade da legislação brasileira. 3) Barreiras de Entrada de Novos Agentes: Abrangendo questões de financiamento de embarcações e os preços exorbitantes na importação de navios. Espera-se que o estudo realizado possa fornecer subsídios ao poder público e aos armadores de cabotagem para o desenvolvimento e ampliação do modal.
Abstract: The restructuring of the Brazilian logistics matrix and its efficiency in cargo transportation are intrinsically linked to the cabotage modality. This mode of transportation not only drives economic development, strengthening local industries, but also contributes to the reduction of negative environmental impacts, such as pollution and congestion. However, despite its evident advantages, road transportation still prevails in Brazil. The study aimed to survey and analyze the barriers related to the low availability of ships for Brazilian cabotage. The methodology used was predominantly bibliographic, based on research in books, journals, conference proceedings, theses, dissertations, undergraduate final papers, and websites of government agencies, companies, and associations related to cabotage navigation. Three groups of barriers were identified: 1) Operational Cost Barriers, including the high price of bunker, the high cost of freight, the high costs of labor in cabotage and the naval industry, and the high costs of steel products and ship parts. 2) Legal and Regulatory Barriers, including the ICMS tax and the fragility of Brazilian legislation. 3) Barriers to the Entry of New Agents, encompassing issues related to vessel financing and exorbitant prices in the importation of ships. It is hoped that the study conducted can provide insights to the public authorities and cabotage shipowners for the development and expansion of this mode.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2023.
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