Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Silveira Júnior, Aldery | - |
dc.contributor.author | Pereira, Felipe Frutuoso | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Felipe Frutuoso. Análise das barreiras relacionadas à baixa oferta de navios para o transporte de carga por cabotagem no Brasil. 2023. 51 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A reestruturação da matriz logística brasileira e sua eficiência no transporte de
cargas estão intrinsecamente ligadas à modalidade de cabotagem. Este meio de
transporte não apenas impulsiona o desenvolvimento econômico, fortalecendo as
indústrias locais, mas também contribui para a redução de impactos ambientais
negativos, como poluição e congestionamentos. No entanto, apesar de suas
evidentes vantagens, o transporte rodoviário ainda prevalece no Brasil. O estudo
realizado teve por objeto o levantamento e análise das barreiras relacionadas com a
baixa oferta de navios para a cabotagem brasileira. A metodologia utilizada foi
eminentemente bibliográfica, a partir de pesquisas em livros, periódicos, anais de
congressos, teses, dissertações, trabalhos de final de curso de graduação e sítios da
internet de órgãos governamentais e de empresas e associações ligadas a área de
navegação de cabotagem. Foram identificados três grupos de barreira: 1) Barreiras
de Custos Operacionais: Incluindo o alto preço do bunker, o elevado custo do frete,
os custos elevados de mão de obra na cabotagem e na indústria naval, os altos
custos dos produtos siderúrgicos e navipeças. 2) Barreiras de Aspectos Legais e
Regulatórios: Incluindo a cobrança do ICMS e a fragilidade da legislação brasileira.
3) Barreiras de Entrada de Novos Agentes: Abrangendo questões de financiamento
de embarcações e os preços exorbitantes na importação de navios. Espera-se que o
estudo realizado possa fornecer subsídios ao poder público e aos armadores de
cabotagem para o desenvolvimento e ampliação do modal. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desenvolvimento econômico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Indústria naval | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transporte de carga | pt_BR |
dc.title | Análise das barreiras relacionadas à baixa oferta de navios para o transporte de carga por cabotagem no Brasil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-04-30T12:21:03Z | - |
dc.date.available | 2024-04-30T12:21:03Z | - |
dc.date.submitted | 2023-12-11 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/38404 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The restructuring of the Brazilian logistics matrix and its efficiency in cargo
transportation are intrinsically linked to the cabotage modality. This mode of
transportation not only drives economic development, strengthening local industries,
but also contributes to the reduction of negative environmental impacts, such as
pollution and congestion. However, despite its evident advantages, road
transportation still prevails in Brazil. The study aimed to survey and analyze the
barriers related to the low availability of ships for Brazilian cabotage. The
methodology used was predominantly bibliographic, based on research in books,
journals, conference proceedings, theses, dissertations, undergraduate final papers,
and websites of government agencies, companies, and associations related to
cabotage navigation. Three groups of barriers were identified: 1) Operational Cost
Barriers, including the high price of bunker, the high cost of freight, the high costs of
labor in cabotage and the naval industry, and the high costs of steel products and
ship parts. 2) Legal and Regulatory Barriers, including the ICMS tax and the fragility
of Brazilian legislation. 3) Barriers to the Entry of New Agents, encompassing issues
related to vessel financing and exorbitant prices in the importation of ships. It is
hoped that the study conducted can provide insights to the public authorities and
cabotage shipowners for the development and expansion of this mode. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Administração
|