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Título: A contribuição da mídia exterior para a promoção do ecoturismo
Autor(es): Santos, Cíntia Barreto
Orientador(es): Salaciê, Ayle
Assunto: Turismo
Ecoturismo
Proteção ambiental
Educação ambiental
Desenvolvimento sustentável
Data de apresentação: 25-Mar-2003
Data de publicação: 13-Jul-2009
Referência: SANTOS, Cíntia Barreto. A contribuição da mídia exterior para a promoção do ecoturismo. 2003. 80 f. Monografia (Especialização em Ecoturismo)-Universidade de Brasília, Brasília, 2003.
Resumo: Diante de um crescente movimento de discussões sobre o tema da conservação do meio ambiente e de constantes questionamentos sobre os rumos do modelo de economia adotado na atualidade, surge o desenvolvimento sustentável como uma saída para a garantia dos recursos naturais, conservação do meio ambiente e melhoria da qualidade de vida das populações. Dentro desse quadro, o turismo, reconhecido como um dos mais importantes segmentos econômicos de crescimento e desenvolvimento, inicia um processo de estudos sobre a sustentabilidade de sua atividade. O ecoturismo surge então como sendo uma oportunidade relevante de exemplo de sustentabilidade. Para que o ecoturismo possa acontecer de fato, é necessário que empresários, comunidades, o terceiro setor, o governo e a própria população (mercado potencial de ecoturismo) venham conhecer seus conceitos e premissas básicas. Para isso, a educação ambiental desponta como a forma de se apresentar essa nova atividade. Por meio do seu argumento e linguagem educativa apropriada, será possível informar e formar conceitos, além de atualizar o conhecimento sobre os assuntos ambientais. Este trabalho propõe-se a discutir as possibilidades de conscientização do público para o ecoturismo por meio da mídia exterior, que apresenta propriedades e vantagens únicas devido a sua integração ao meio ambiente natural – landscape – e a sua integração provocativa nas paisagens urbanas. Para isso, sugere-se que haja uma integração das atividades empresariais que tenham interesses mercadológicos ou institucionais no mesmo mercado do ecoturismo ao mercado publicitário. Por meio de parcerias entre estas atividades, será possível levantar investimentos, provenientes da verba de marketing social dessas empresas, sejam elas privadas, governamentais e até mesmo do terceiro setor.
Abstract: In the discussions about environmental conservation and economic models in use nowadays, sustained development shows as a way to provide availability of natural resources, environmental protection and improvement of quality of life to several populations. In this scenario, tourism, one of the fastest growing economic activities, is a subject of studies about the sustainability of its activities. "Ecotourism" (Ecological tourism) seems to be an example of self-sustained economic activity. For ecotourism to be a viable solution, it is necessary that entrepreneurs, communities, nonprofit organizations, government and the population (as potential ecotourism consumers) learn its concepts and basic assumptions. Environmental education is the way to present this new activity. With an appropriate argumentation and adequate educational approach, it will be possible to inform, develop concepts and update common knowledge about environmental subjects. The goal of this work is to discuss the possibilities of creating public awareness about ecotourism by using external media, a tool that has unique characteristics and advantages due to its integration to natural environments - landscape - and its provocative integration to urban environments. To reach this objective, an integration of commercial activities related to ecotourism is suggested to reach the publicity market. By association of distinct activities in the ecotourism market, it may be possible to raise funds to make investments in these activities, who may be held by private companies, public companies or non-profit organizations.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2003.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2003.03.TCC.384
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