Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Salaciê, Ayle | - |
dc.contributor.author | Santos, Cíntia Barreto | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Cíntia Barreto. A contribuição da mídia exterior para a promoção do ecoturismo. 2003. 80 f. Monografia (Especialização em Ecoturismo)-Universidade de Brasília, Brasília, 2003. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2003. | pt_BR |
dc.description.abstract | Diante de um crescente movimento de discussões sobre o tema da
conservação do meio ambiente e de constantes questionamentos sobre os rumos do
modelo de economia adotado na atualidade, surge o desenvolvimento sustentável como
uma saída para a garantia dos recursos naturais, conservação do meio ambiente e
melhoria da qualidade de vida das populações. Dentro desse quadro, o turismo,
reconhecido como um dos mais importantes segmentos econômicos de crescimento e
desenvolvimento, inicia um processo de estudos sobre a sustentabilidade de sua
atividade. O ecoturismo surge então como sendo uma oportunidade relevante de
exemplo de sustentabilidade. Para que o ecoturismo possa acontecer de fato, é
necessário que empresários, comunidades, o terceiro setor, o governo e a própria
população (mercado potencial de ecoturismo) venham conhecer seus conceitos e
premissas básicas. Para isso, a educação ambiental desponta como a forma de se
apresentar essa nova atividade. Por meio do seu argumento e linguagem educativa
apropriada, será possível informar e formar conceitos, além de atualizar o conhecimento
sobre os assuntos ambientais. Este trabalho propõe-se a discutir as possibilidades de
conscientização do público para o ecoturismo por meio da mídia exterior, que apresenta
propriedades e vantagens únicas devido a sua integração ao meio ambiente natural –
landscape – e a sua integração provocativa nas paisagens urbanas. Para isso, sugere-se
que haja uma integração das atividades empresariais que tenham interesses
mercadológicos ou institucionais no mesmo mercado do ecoturismo ao mercado
publicitário. Por meio de parcerias entre estas atividades, será possível levantar
investimentos, provenientes da verba de marketing social dessas empresas, sejam elas
privadas, governamentais e até mesmo do terceiro setor. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Turismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ecoturismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Proteção ambiental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desenvolvimento sustentável | pt_BR |
dc.title | A contribuição da mídia exterior para a promoção do ecoturismo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.location.country | BRA | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-07-13T12:10:45Z | - |
dc.date.available | 2009-07-13T12:10:45Z | - |
dc.date.issued | 2009-07-13T12:10:45Z | - |
dc.date.submitted | 2003-03-25 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/384 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In the discussions about environmental conservation and economic models
in use nowadays, sustained development shows as a way to provide availability of
natural resources, environmental protection and improvement of quality of life to
several populations. In this scenario, tourism, one of the fastest growing economic
activities, is a subject of studies about the sustainability of its activities. "Ecotourism"
(Ecological tourism) seems to be an example of self-sustained economic activity. For
ecotourism to be a viable solution, it is necessary that entrepreneurs, communities, nonprofit
organizations, government and the population (as potential ecotourism
consumers) learn its concepts and basic assumptions. Environmental education is the
way to present this new activity. With an appropriate argumentation and adequate
educational approach, it will be possible to inform, develop concepts and update
common knowledge about environmental subjects. The goal of this work is to discuss
the possibilities of creating public awareness about ecotourism by using external media,
a tool that has unique characteristics and advantages due to its integration to natural
environments - landscape - and its provocative integration to urban environments. To
reach this objective, an integration of commercial activities related to ecotourism is
suggested to reach the publicity market. By association of distinct activities in the
ecotourism market, it may be possible to raise funds to make investments in these
activities, who may be held by private companies, public companies or non-profit
organizations. | - |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2003.03.TCC.384 | - |
Aparece na Coleção: | Ecoturismo
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