Título: | Finanças comportamentais : uma análise da influência das emoções nas tomadas de decisões de consumo dos estudantes de Ciências Contábeis da Universidade de Brasília (UnB) |
Autor(es): | Pinheiro, Milena de Jesus |
Orientador(es): | Saraiva, Mayla Cristina Costa Maroni |
Assunto: | Finanças comportamentais Tomada de decisão Estudantes - finanças Estudantes universitários - Ciências Contábeis Finanças pessoais |
Data de apresentação: | 8-Dez-2023 |
Data de publicação: | 29-Abr-2024 |
Referência: | PINHEIRO, Milena de Jesus. Finanças comportamentais: uma análise da influência das emoções nas tomadas de decisões de consumo dos estudantes de Ciências Contábeis da Universidade de Brasília (UnB). 2023. 42 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar a influência das emoções nas tomadas de
decisões de consumo dos estudantes de Ciências Contábeis no contexto das Finanças
Comportamentais. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e utiliza questionários online
para coletar dados sobre as emoções dos estudantes durante o processo de tomada de decisão
de compra. A coleta foi realizada por meio da plataforma Microsoft Forms e o questionário
foi composto por 13 questões fechadas e 2 abertas, totalizando 15 questões. A pesquisa
contou com a participação de 81 estudantes e os resultados revelam que emoções, como
felicidade, tristeza e ansiedade, têm um impacto significativo nas decisões de compra dos
estudantes. Adicionalmente, os estudantes empregam estratégias, como busca por
informações adicionais e validação social, para lidar com as emoções durante esse processo.
Compreender a influência emocional nas decisões de consumo é essencial na área das
Finanças Comportamentais, contribuindo para o desenvolvimento de estratégias de marketing
mais eficazes por parte das organizações e auxiliando os consumidores por outro lado a terem
mais consciência e autoconhecimento na hora de tomar decisão. |
Abstract: | This work aims to analyze the influence of emotions on consumer decisions made by
students of Contábeis Sciences in the context of Financial Behavior. The research adopts a
qualitative approach and uses online questionnaires to collect data on students' emotions
during the purchasing decision-making process. The query was created using the Microsoft
Forms platform and the questionnaire was composed of 13 quests dated and 2 opened, totaling
15 quests. The research included the participation of 81 students and the results revealed that
emotions, such as happiness, sadness and anxiety, had a significant impact on the students'
purchasing decisions. Additionally, students employ strategies, such as seeking additional
information and social validation, to deal with emotions during this process. Understanding
the emotional influence on consumer decisions is essential in the area of Behavioral Finance,
contributing to the development of more effective marketing strategies by organizations and
helping consumers on the other hand to have more awareness and self-knowledge when
making decisions. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2023. |
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Aparece na Coleção: | Ciências Contábeis
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