Título: | Análise dos critérios de correção das provas de redação do ENEM para surdos |
Outros títulos: | Analysis of correction criteria for ENEM writing tests for the deaf |
Autor(es): | Quixabeira, Ana Célia de Oliveira |
Orientador(es): | Santos, Patrícia Tuxi dos |
Assunto: | Pessoas com deficiência auditiva - educação Surdos - educação Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) |
Data de apresentação: | 2023 |
Data de publicação: | 26-Abr-2024 |
Referência: | QUIXABEIRA, Ana Célia de Oliveira. Análise dos critérios de correção das provas de redação do ENEM para surdos. [2023]. 11 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Língua de Sinais Brasileira - Português como Segunda Língua) — Universidade de Brasília, Brasília, [2023]. |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar os critérios de correção existentes no guia
de orientação para correção das redações para surdos no Exame Nacional do
Ensino Médio. Para tanto pretende descrever três pontos: i. acessibilidade linguística
do ENEM, um breve histórico; ii. identificar os tipos de acessibilidade oferecidas para
o surdo no momento da prova de redação do ENEM e iii. buscar outros materiais
que tenham o mesmo objetivo em outras seleções nacionais. Para atingir os
objetivos utilizamos a metodologia qualitativa de análise bibliográfica e documental.
Além disso buscamos também materiais como depoimentos de surdos que já
realizaram o ENEM e seus comentários em redes sociais, sobre o que sentiram da
prova. Como pressuposto teórico traremos: Tuxi (2017), Ribeiro (2015) e Faulstich
(2011). O trabalho foca na necessidade de desenvolvimento de unidades didáticas
que trabalhem as competêcias linguísticas a partir da língua funcional do surdo.
Como resultado parcial, encontramos que os trabalhos desenvolvidos nesta área,
analisam as questões de organização e tradução do material da prova, contudo se
faz necessário uma análise maior sobre a competência linguística necessária que
deve ser desenvolvida nos educandos que irão prestar essa prova como seleção
para uma formação futura. |
Abstract: | This work aims to analyze the correction criteria existing in the guidance guide for
correcting essays for deaf people in the National High School Exam. To this end, it
intends to describe three points: i. linguistic accessibility of ENEM, a brief history; ii.
identify the types of accessibility offered to deaf people when taking the ENEM
writing test and iii. look for other materials that have the same objective in other
national teams. To achieve the objectives, we use the qualitative methodology of
bibliographic and documentary analysis. In addition, we also looked for materials
such as testimonials from deaf people who have already taken the ENEM and their
comments on social networks about what they felt about the test. As a theoretical
assumption we will bring: Tuxi (2017), Ribeiro (2015) and Faulstich (2011). The work
focuses on the need to develop teaching units that work on linguistic skills based on the functional language of the deaf. As a partial result, we found that the work
developed in this area analyzes the issues of organization and translation of the test
material, however, a greater analysis is needed on the necessary linguistic
competence that must be developed in the students who will take this test as a
selection for future training. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, [2022]. |
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Aparece na Coleção: | Letras - Língua de Sinais Brasileira / Português como Segunda Língua
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