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2023_AnaCeliaOliveiraQuixabeira_tcc (1).pdf200,85 kBAdobe PDFver/abrir
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Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSantos, Patrícia Tuxi dos-
dc.contributor.authorQuixabeira, Ana Célia de Oliveira-
dc.identifier.citationQUIXABEIRA, Ana Célia de Oliveira. Análise dos critérios de correção das provas de redação do ENEM para surdos. [2023]. 11 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Língua de Sinais Brasileira - Português como Segunda Língua) — Universidade de Brasília, Brasília, [2023].pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, [2022].pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo analisar os critérios de correção existentes no guia de orientação para correção das redações para surdos no Exame Nacional do Ensino Médio. Para tanto pretende descrever três pontos: i. acessibilidade linguística do ENEM, um breve histórico; ii. identificar os tipos de acessibilidade oferecidas para o surdo no momento da prova de redação do ENEM e iii. buscar outros materiais que tenham o mesmo objetivo em outras seleções nacionais. Para atingir os objetivos utilizamos a metodologia qualitativa de análise bibliográfica e documental. Além disso buscamos também materiais como depoimentos de surdos que já realizaram o ENEM e seus comentários em redes sociais, sobre o que sentiram da prova. Como pressuposto teórico traremos: Tuxi (2017), Ribeiro (2015) e Faulstich (2011). O trabalho foca na necessidade de desenvolvimento de unidades didáticas que trabalhem as competêcias linguísticas a partir da língua funcional do surdo. Como resultado parcial, encontramos que os trabalhos desenvolvidos nesta área, analisam as questões de organização e tradução do material da prova, contudo se faz necessário uma análise maior sobre a competência linguística necessária que deve ser desenvolvida nos educandos que irão prestar essa prova como seleção para uma formação futura.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPessoas com deficiência auditiva - educaçãopt_BR
dc.subject.keywordSurdos - educaçãopt_BR
dc.subject.keywordExame Nacional do Ensino Médio (ENEM)pt_BR
dc.titleAnálise dos critérios de correção das provas de redação do ENEM para surdospt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of correction criteria for ENEM writing tests for the deafpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-04-26T13:04:45Z-
dc.date.available2024-04-26T13:04:45Z-
dc.date.submitted2023-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/38359-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This work aims to analyze the correction criteria existing in the guidance guide for correcting essays for deaf people in the National High School Exam. To this end, it intends to describe three points: i. linguistic accessibility of ENEM, a brief history; ii. identify the types of accessibility offered to deaf people when taking the ENEM writing test and iii. look for other materials that have the same objective in other national teams. To achieve the objectives, we use the qualitative methodology of bibliographic and documentary analysis. In addition, we also looked for materials such as testimonials from deaf people who have already taken the ENEM and their comments on social networks about what they felt about the test. As a theoretical assumption we will bring: Tuxi (2017), Ribeiro (2015) and Faulstich (2011). The work focuses on the need to develop teaching units that work on linguistic skills based on the functional language of the deaf. As a partial result, we found that the work developed in this area analyzes the issues of organization and translation of the test material, however, a greater analysis is needed on the necessary linguistic competence that must be developed in the students who will take this test as a selection for future training.pt_BR
Aparece na Coleção:Letras - Língua de Sinais Brasileira / Português como Segunda Língua



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