Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/38279
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_GiovannaSoaresSantos_tcc.pdf190,89 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorLins, Sarah Raquel Almeida-
dc.contributor.authorSantos, Giovanna Soares-
dc.identifier.citationSANTOS, Giovanna Soares. Inclusão escolar de crianças com transtorno do espectro autista: uma revisão integrativa de literatura. 2021. 29 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia (FCE), 2021.pt_BR
dc.description.abstractIntrodução: Estudos apontam sobre a importância da inclusão escolar de crianças com Transtorno do Espectro Autista, assim como o reconhecimento da Terapia Ocupacional no contexto escolar, com práticas e ações que contribuem para esse processo. Objetivo: Identificar e analisar pesquisas que abordem sobre a inclusão escolar de crianças com Transtorno do Espectro Autista publicadas em revistas nacionais específicas de Terapia Ocupacional. Método: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. Para a construção desse trabalho foi realizada uma busca em revistas nacionais específicas de Terapia Ocupacional, utilizando como palavras-chave: educação, inclusão escolar e escola. Para a coleta de dados foi utilizado um instrumento que continha informações sobre a revista em que foi publicado, o ano de publicação, o título, o autor (es) e as estratégias utilizadas para a inclusão. Resultados: Do total de 461 artigos identificados, apenas 8 abordavam sobre estratégias utilizadas para a inclusão escolar de crianças com TEA. Dentre as principais estratégias identificadas no artigo, tem-se: O brincar terapêutico, adaptação curricular, no mobiliário e do ambiente, o treino de Atividade de Vida Diária (AVD), orientação e capacitação a professores e familiares. Discussão: Discute-se sobre as diversas possibilidades de atuação da TO para a inclusão escolar de crianças com necessidades educativas especiais, incluindo o transtorno do espectro autista, assim como a lacuna existente no campo de estudo voltado sobre a temática. Considerações finais: É necessário que os profissionais que atuam na inclusão escolar conheçam sobre o TEA, bem como é importante que as escolas possuam terapeutas ocupacionais na equipe para favorecer a inclusão deste público.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordInclusão escolarpt_BR
dc.subject.keywordTranstorno do espectro autistapt_BR
dc.subject.keywordCrianças artistaspt_BR
dc.titleInclusão escolar de crianças com transtorno do espectro autista : uma revisão integrativa de literaturapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-04-22T15:17:18Z-
dc.date.available2024-04-22T15:17:18Z-
dc.date.submitted2022-04-29-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/38279-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Introduction: Studies point to the importance of school inclusion of children with Autism Spectrum Disorder, as well as Occupational recognition in the school context, with practices and actions that contribute to this process. Objective: To identify and analyze research that addresses the school inclusion of children with Autism Spectrum Disorder published in specific Occupational magazines. Method: This is na integrative literature review. For the construction of this work, a search was carried out in specific national journals of Occupational Therapy, using as keywords: education, school inclusion and school. For data collection, ann instrument was used that contains information about the journal, the year of publication, the title, the author(s) and the strategies used for inclusion. Results: Of the total of 461 articles identified, only 8 addressed the strategies used for the inclusion of children with ASD. Among the main therapies identified in the article, there are: Playing, curricular adaptation, in furniture and in the envionment, training in activities of daily living (ADL), guidance and training for teachers and family members. Discussion: The various possibilities of OT action are discussed for the inclusion of children with specific children, including autistic disorder, as well as there is no special field of study such as a special school gap on the subject. Useful considerations for professionals working in school inclusion who look after schools, as well for schools working to promete inclusion.pt_BR
Aparece na Coleção:Terapia Ocupacional



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.