Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Lins, Sarah Raquel Almeida | - |
dc.contributor.author | Santos, Giovanna Soares | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Giovanna Soares. Inclusão escolar de crianças com transtorno do espectro autista: uma revisão integrativa de literatura. 2021. 29 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia (FCE), 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Introdução: Estudos apontam sobre a importância da inclusão escolar de crianças com
Transtorno do Espectro Autista, assim como o reconhecimento da Terapia Ocupacional no
contexto escolar, com práticas e ações que contribuem para esse processo.
Objetivo: Identificar e analisar pesquisas que abordem sobre a inclusão escolar de crianças
com Transtorno do Espectro Autista publicadas em revistas nacionais específicas de Terapia
Ocupacional. Método: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. Para a construção
desse trabalho foi realizada uma busca em revistas nacionais específicas de Terapia
Ocupacional, utilizando como palavras-chave: educação, inclusão escolar e escola. Para a
coleta de dados foi utilizado um instrumento que continha informações sobre a revista em que
foi publicado, o ano de publicação, o título, o autor (es) e as estratégias utilizadas para a
inclusão. Resultados: Do total de 461 artigos identificados, apenas 8 abordavam sobre
estratégias utilizadas para a inclusão escolar de crianças com TEA. Dentre as principais
estratégias identificadas no artigo, tem-se: O brincar terapêutico, adaptação curricular, no
mobiliário e do ambiente, o treino de Atividade de Vida Diária (AVD), orientação e
capacitação a professores e familiares. Discussão: Discute-se sobre as diversas possibilidades
de atuação da TO para a inclusão escolar de crianças com necessidades educativas especiais,
incluindo o transtorno do espectro autista, assim como a lacuna existente no campo de estudo
voltado sobre a temática. Considerações finais: É necessário que os profissionais que atuam
na inclusão escolar conheçam sobre o TEA, bem como é importante que as escolas possuam
terapeutas ocupacionais na equipe para favorecer a inclusão deste público. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transtorno do espectro autista | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crianças artistas | pt_BR |
dc.title | Inclusão escolar de crianças com transtorno do espectro autista : uma revisão integrativa de literatura | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-04-22T15:17:18Z | - |
dc.date.available | 2024-04-22T15:17:18Z | - |
dc.date.submitted | 2022-04-29 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/38279 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Introduction: Studies point to the importance of school inclusion of children with Autism
Spectrum Disorder, as well as Occupational recognition in the school context, with practices
and actions that contribute to this process.
Objective: To identify and analyze research that addresses the school inclusion of children
with Autism Spectrum Disorder published in specific Occupational magazines. Method: This
is na integrative literature review. For the construction of this work, a search was carried out
in specific national journals of Occupational Therapy, using as keywords: education, school
inclusion and school. For data collection, ann instrument was used that contains information
about the journal, the year of publication, the title, the author(s) and the strategies used for
inclusion. Results: Of the total of 461 articles identified, only 8 addressed the strategies used
for the inclusion of children with ASD. Among the main therapies identified in the article,
there are: Playing, curricular adaptation, in furniture and in the envionment, training in
activities of daily living (ADL), guidance and training for teachers and family members.
Discussion: The various possibilities of OT action are discussed for the inclusion of children
with specific children, including autistic disorder, as well as there is no special field of study
such as a special school gap on the subject. Useful considerations for professionals working in
school inclusion who look after schools, as well for schools working to promete inclusion. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Terapia Ocupacional
|