Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/38254
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_AlanPereiraDosSantos_tcc.pdf1,44 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Jovens e música no ensino médio : uma análise sobre as expectativas e vivências dos alunos do Instituto Federal de Goiás, câmpus Formosa
Autor(es): Santos, Alan Pereira dos
Orientador(es): Recôva, Simone Lacorte
Assunto: Música e juventude
Tecnologia e juventude
Música - instrução e estudo - infanto-juvenil
Data de apresentação: 8-Dez-2023
Data de publicação: 17-Abr-2024
Referência: SANTOS, Alan Pereira dos. Jovens e música no ensino médio: uma análise sobre as expectativas e vivências dos alunos do Instituto Federal de Goiás, câmpus Formosa. 2023. 52 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O presente trabalho buscou investigar as expectativas iniciais e as vivências experimentadas nas aulas de música pelos alunos do último ano dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio em Saneamento e em Biotecnologia. Para a consecução dessa análise, adotou-se uma abordagem qualitativa de pesquisa com dados coletados através da técnica de grupo focal aplicada com um grupo de oito alunos de duas turmas. Os dados demonstraram que as baixas expectativas em relação às aulas de música puderam ser atribuídas a uma combinação de fatores, como falta de experiência prévia em aulas de música, especialmente durante o ensino fundamental; às restrições impostas pela pandemia global de Covid-19, que contribuíram para um ambiente desafiador de aprendizado. Esse contexto foi seguido pelo retorno às aulas presenciais, o que exigiu dos estudantes concentrar seus esforços nas atividades demandadas diante dessa nova realidade. Por outro lado, os relatos revelaram surpresa diante do protagonismo da produção musical e artística conferido aos discentes. Isso se destacou na integração das linguagens musical e visual para criar atividades desafiadoras e integradas, que se diferenciaram significativamente das experiências anteriores dos estudantes.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Música



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.