Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/38206
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_RayzaLeitaoDaCunha_tcc.pdf3,46 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A influência do boca a boca eletrônico na intenção de compra de um cosmético sustentável
Autor(es): Cunha, Rayza Leitão da
Orientador(es): Watanabe, Eluiza Alberto de Morais
Assunto: Cosméticos orgânicos
Marketing
Comportamento do consumidor
Data de apresentação: 19-Jul-2023
Data de publicação: 15-Abr-2024
Referência: CUNHA, Rayza Leitão da. A influência do boca a boca eletrônico na intenção de compra de um cosmético sustentável. 2023. 73 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Diante do cenário de crescimento do setor de cosméticos sustentáveis no Brasil, o consumidor tende a amparar sua decisão de compra nas informações advindas do boca a boca eletrônico (BAB-e). No entanto, são relações pouco exploradas pela literatura brasileira. Por esse motivo, este estudo buscou identificar os efeitos da valência (comentários positivos vs negativos), do conteúdo do comentário e da quantidade de avaliações do BAB-e na intenção de compra de um cosmético sustentável. Para verificar a existência de relações diretas e interativas entre esses atributos e a intenção de compra, foi realizada uma pesquisa quase-experimental com 357 respondentes, aplicada por meio de questionário online, que simulou um ambiente de compra de um aplicativo conhecido pelos consumidores. Com o objetivo de aprofundar a análise dos resultados, foram elaboradas três análises: uma sobre a intenção de compra como um fator único e duas específicas baseadas na escala de medida desta variável dependente. Os resultados identificaram que apenas a valência influenciou, de forma direta, a intenção de compra dos respondentes. Além disso, a análise de probabilidade de comprar apontou uma interação significativa entre a valência e o tipo conteúdo. Desse modo, observou-se que, tanto no cenário de valência positiva quanto no de valência negativa, o conteúdo funcional apresentou um impacto maior na intenção de compra do que o conteúdo sustentável, demonstrando que o desempenho do produto é um aspecto relevante para o consumidor. O estudo contribui para enriquecer a literatura sobre o consumo de cosméticos sustentáveis no Brasil, como também, auxilia varejistas no processo de compreensão de como o BAB-e pode afetar o comportamento do consumidor desses produtos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.