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dc.contributor.advisorWatanabe, Eluiza Alberto de Morais-
dc.contributor.authorCunha, Rayza Leitão da-
dc.identifier.citationCUNHA, Rayza Leitão da. A influência do boca a boca eletrônico na intenção de compra de um cosmético sustentável. 2023. 73 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2023.pt_BR
dc.description.abstractDiante do cenário de crescimento do setor de cosméticos sustentáveis no Brasil, o consumidor tende a amparar sua decisão de compra nas informações advindas do boca a boca eletrônico (BAB-e). No entanto, são relações pouco exploradas pela literatura brasileira. Por esse motivo, este estudo buscou identificar os efeitos da valência (comentários positivos vs negativos), do conteúdo do comentário e da quantidade de avaliações do BAB-e na intenção de compra de um cosmético sustentável. Para verificar a existência de relações diretas e interativas entre esses atributos e a intenção de compra, foi realizada uma pesquisa quase-experimental com 357 respondentes, aplicada por meio de questionário online, que simulou um ambiente de compra de um aplicativo conhecido pelos consumidores. Com o objetivo de aprofundar a análise dos resultados, foram elaboradas três análises: uma sobre a intenção de compra como um fator único e duas específicas baseadas na escala de medida desta variável dependente. Os resultados identificaram que apenas a valência influenciou, de forma direta, a intenção de compra dos respondentes. Além disso, a análise de probabilidade de comprar apontou uma interação significativa entre a valência e o tipo conteúdo. Desse modo, observou-se que, tanto no cenário de valência positiva quanto no de valência negativa, o conteúdo funcional apresentou um impacto maior na intenção de compra do que o conteúdo sustentável, demonstrando que o desempenho do produto é um aspecto relevante para o consumidor. O estudo contribui para enriquecer a literatura sobre o consumo de cosméticos sustentáveis no Brasil, como também, auxilia varejistas no processo de compreensão de como o BAB-e pode afetar o comportamento do consumidor desses produtos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCosméticos orgânicospt_BR
dc.subject.keywordMarketingpt_BR
dc.subject.keywordComportamento do consumidorpt_BR
dc.titleA influência do boca a boca eletrônico na intenção de compra de um cosmético sustentávelpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-04-15T14:33:25Z-
dc.date.available2024-04-15T14:33:25Z-
dc.date.submitted2023-07-19-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/38206-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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