Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Watanabe, Eluiza Alberto de Morais | - |
dc.contributor.author | Cunha, Rayza Leitão da | - |
dc.identifier.citation | CUNHA, Rayza Leitão da. A influência do boca a boca eletrônico na intenção de compra de um cosmético sustentável. 2023. 73 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Diante do cenário de crescimento do setor de cosméticos sustentáveis no Brasil, o consumidor
tende a amparar sua decisão de compra nas informações advindas do boca a boca eletrônico
(BAB-e). No entanto, são relações pouco exploradas pela literatura brasileira. Por esse motivo,
este estudo buscou identificar os efeitos da valência (comentários positivos vs negativos), do
conteúdo do comentário e da quantidade de avaliações do BAB-e na intenção de compra de um
cosmético sustentável. Para verificar a existência de relações diretas e interativas entre esses
atributos e a intenção de compra, foi realizada uma pesquisa quase-experimental com 357
respondentes, aplicada por meio de questionário online, que simulou um ambiente de compra
de um aplicativo conhecido pelos consumidores. Com o objetivo de aprofundar a análise dos
resultados, foram elaboradas três análises: uma sobre a intenção de compra como um fator único
e duas específicas baseadas na escala de medida desta variável dependente. Os resultados
identificaram que apenas a valência influenciou, de forma direta, a intenção de compra dos
respondentes. Além disso, a análise de probabilidade de comprar apontou uma interação
significativa entre a valência e o tipo conteúdo. Desse modo, observou-se que, tanto no cenário
de valência positiva quanto no de valência negativa, o conteúdo funcional apresentou um
impacto maior na intenção de compra do que o conteúdo sustentável, demonstrando que o
desempenho do produto é um aspecto relevante para o consumidor. O estudo contribui para
enriquecer a literatura sobre o consumo de cosméticos sustentáveis no Brasil, como também,
auxilia varejistas no processo de compreensão de como o BAB-e pode afetar o comportamento
do consumidor desses produtos. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cosméticos orgânicos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Marketing | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comportamento do consumidor | pt_BR |
dc.title | A influência do boca a boca eletrônico na intenção de compra de um cosmético sustentável | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-04-15T14:33:25Z | - |
dc.date.available | 2024-04-15T14:33:25Z | - |
dc.date.submitted | 2023-07-19 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/38206 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
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