Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/38205
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_RodrigoRivelinoAlonsoFreitas_tcc.pdf862,21 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Comprometimento organizacional : um estudo com militares do Comando da Aeronáutica
Autor(es): Freitas, Rodrigo Rivelino Alonso de
Orientador(es): Barem, Débora Dorneles
Assunto: Comprometimento organizacional
Força Aérea Brasileira (FAB)
Militares
Data de apresentação: 21-Jul-2023
Data de publicação: 15-Abr-2024
Referência: FREITAS, Rodrigo Rivelino Alonso de. Comprometimento organizacional: um estudo com militares do Comando da Aeronáutica. 2023. 70 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O estudo objetivou conhecer o comprometimento organizacional dos militares do Comando da Aeronáutica, bem como aspectos relacionados e seus antecedentes e consequentes, por meio do modelo tridimensional desenvolvido pelos autores Meyer e Allen. Para viabilizar a pesquisa, foi aplicado questionário com as afirmações do Three-Component Model (TCM), compreendendo as bases afetiva, instrumental e normativa, acrescidas de questões elaboradas especificamente para mensurar o comprometimento militar, denominadas de base militar. Tal acréscimo teve como demanda as peculiaridades da carreira militar, que representam um tipo de comprometimento específico, cuja finalidade maior é o bem da pátria, com o sacrifício da própria vida e, portanto, não percebido na maior parte dos demais ofícios. Responderam à pesquisa 106 militares de duas turmas de formação, compreendendo oficiais e graduados. Por meio do IBM SPSS (Statistical Package for Social Sciences), foi possível parametrizar os dados coletados e a sua análise evidenciou elevado nível de comprometimento nas bases afetiva e militar, moderado comprometimento na base instrumental e baixo comprometimento na base normativa. No entanto, como afirmam Meyer e Allen, há elementos para concluir que há comprometimento em todas as bases, em níveis distintos, mas de forma concomitante e não excludente. Assim, concluiu-se que grande parte dos militares está fortemente comprometida com a instituição e nutre um sentimento de dever para com a sociedade. Com resultado mais expressivo, a base afetiva despontou como aquela com maior nível apurado, podendo-se inferir que o apego à instituição, o sentimento de pertencimento e a identificação com os seus valores institucionais é o que contribui mais fortemente para o comprometimento organizacional dos militares da Força Aérea Brasileira. Como limitações da pesquisa, destacam-se a escassa literatura existente acerca do meio militar e a dificuldade de acesso às suas organizações militares, devido à estrutura bastante hierarquizada e com pouca abertura para o meio acadêmico. Dentre as perspectivas futuras de estudo, salienta-se a necessidade de análise pormenorizada da avaliação de desempenho da Força Aérea Brasileira e a sua efetividade, visto que foi percebida como não adequada pelos seus avaliados.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.