Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/38186
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_GabrielaVieiraMota_tcc.pdf959,05 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Estratégias de mercado das casas agropecuárias em Unaí, Minas Gerais
Autor(es): Mota, Gabriela Vieira
Orientador(es): Fornazier, Armando
Assunto: Agropecuária - aspectos econômicos
Produtos agrícolas - comercialização
Produtores rurais
Data de apresentação: 23-Fev-2023
Data de publicação: 12-Abr-2024
Referência: MOTA, Gabriela Vieira. Estratégias de mercado das casas agropecuárias em Unaí, Minas Gerais. 2023. 67 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: As casas agropecuárias são facilitadoras do contato entre as empresas e os produtores rurais, fornecendo os insumos necessários para a sua produção; porém, precisam estar cada vez mais atualizadas em observância às necessidades e vontades do consumidor, tanto em conhecimentos tecnológicos como em estratégias competitivas. Com o desenvolvimento de novas tecnologias, o aumento da produtividade e o surgimento de novos produtos, o setor agrícola está cada vez mais disputado, sendo necessário que os produtores e as empresas estudem técnicas e opções mais seguras de comercialização. Nesse âmbito, as estratégias de marketing se tornam cada vez mais importantes, uma vez que os produtores e os consumidores estão cada vez mais exigentes, utilizando a internet para se relacionar com empresas, fechar negócios e adquirir insumos. Diante do exposto, o presente estudo teve por objetivo analisar os processos de comercialização de casas agropecuárias no município de Unaí, Minas Gerais. Para tanto, foram aplicados questionários de forma online fazendo uso de perguntas elaboradas em um site e divulgadas por meio de redes sociais no período de 25 de abril de 2022 a 1º de outubro de 2022, de forma aberta a quem quisesse responder e sem tempo determinado, direcionadas a funcionários, consumidores e produtores rurais, com perguntas pré-estabelecidas e diferentes para os grupos supramencionados, a fim de coletar informações sobre o funcionamento desses estabelecimentos, os planos de marketing utilizados, as mudanças pós-pandemia, os problemas, as qualidades e as características desses locais. Tais demandas foram respondidas por 34 consumidores. Concluiu-se que os consumidores frequentaram 12 casas agropecuárias na localidade em questão, sendo que estas não fazem uso de estratégias de marketing para se diferenciar no mercado; e ainda, notou-se a preferência de consumidores e produtores por casas agropecuárias próprias de cooperativas, devido às condições de pagamento, aos preços mais acessíveis, à variedade de produtos e ao bom atendimento. De fato, mostrou-se necessário que as empresas e os produtores devem se adequar ao novo cenário de inovação do setor agrícola, bem como à considerável concorrência existente, nas busca pela diferenciação e permanência no mercado.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Agronomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.