Resumo: | As casas agropecuárias são facilitadoras do contato entre as empresas e os produtores rurais,
fornecendo os insumos necessários para a sua produção; porém, precisam estar cada vez mais
atualizadas em observância às necessidades e vontades do consumidor, tanto em
conhecimentos tecnológicos como em estratégias competitivas. Com o desenvolvimento de
novas tecnologias, o aumento da produtividade e o surgimento de novos produtos, o setor
agrícola está cada vez mais disputado, sendo necessário que os produtores e as empresas
estudem técnicas e opções mais seguras de comercialização. Nesse âmbito, as estratégias de
marketing se tornam cada vez mais importantes, uma vez que os produtores e os
consumidores estão cada vez mais exigentes, utilizando a internet para se relacionar com
empresas, fechar negócios e adquirir insumos. Diante do exposto, o presente estudo teve por
objetivo analisar os processos de comercialização de casas agropecuárias no município de
Unaí, Minas Gerais. Para tanto, foram aplicados questionários de forma online fazendo uso de
perguntas elaboradas em um site e divulgadas por meio de redes sociais no período de 25 de
abril de 2022 a 1º de outubro de 2022, de forma aberta a quem quisesse responder e sem
tempo determinado, direcionadas a funcionários, consumidores e produtores rurais, com
perguntas pré-estabelecidas e diferentes para os grupos supramencionados, a fim de coletar
informações sobre o funcionamento desses estabelecimentos, os planos de marketing
utilizados, as mudanças pós-pandemia, os problemas, as qualidades e as características desses
locais. Tais demandas foram respondidas por 34 consumidores. Concluiu-se que os
consumidores frequentaram 12 casas agropecuárias na localidade em questão, sendo que estas
não fazem uso de estratégias de marketing para se diferenciar no mercado; e ainda, notou-se a
preferência de consumidores e produtores por casas agropecuárias próprias de cooperativas,
devido às condições de pagamento, aos preços mais acessíveis, à variedade de produtos e ao
bom atendimento. De fato, mostrou-se necessário que as empresas e os produtores devem se
adequar ao novo cenário de inovação do setor agrícola, bem como à considerável
concorrência existente, nas busca pela diferenciação e permanência no mercado. |