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Título: Custos em empresas de serviços regulares : aplicação no setor de administração de planos saúdes
Autor(es): Braga, Wesley Alcantara
Orientador(es): Lustosa, Paulo Roberto Barbosa
Assunto: Gestão de custos
Saúde suplementar
Planos de saúde
Empresas - análise econômico-financeira
Data de apresentação: 6-Fev-2023
Data de publicação: 11-Abr-2024
Referência: BRAGA, Wesley Alcantara. Custos em empresas de serviços regulares: aplicação no setor de administração de planos saúdes. 2023. 37 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O mercado de planos de saúde se caracteriza pela atuação das seguradoras de saúde, das empresas de medicina de grupo, das cooperativas médicas, das entidades de autogestão e das administradoras de planos de saúde. A gestão de custos surgiu, então, como uma ferramenta para potencializar o processo de melhoria contínua e a criação de valor. Com ela, é possível analisar não apenas os processos em que há agregação de valor por parte da empresa, mas a cadeia de produção como um todo. Isso quer dizer que gerir custos, com foco estratégico, pode tornar os processos produtivos mais eficientes e, com isso, elevar a lucratividade do negócio, pois quando se fala de custos, entende-se por todos os valores agregados ao produto ou serviço em questão. Este artigo tem como objetivo testar o modelo tradicional de custos por absorção e adaptar à realidade de uma empresa administradora de planos de saúde. A metodologia aplicada para o artigo em questão foi incialmente uma pesquisa documental sequenciada por estudo de caso em uma administradora de planos de saúde do Distrito Federal. Conclui-se que é possível adaptar o modelo tradicional e aplicar à realidade de uma empresa de serviço administradora de planos de saúde.
Abstract: The health plan market is characterized by the actions of health insurers, group medicine companies, medical cooperatives, self-management entities and health plan administrators. Cost management emerged, then, as a tool to enhance the process of continuous improvement and value creation. With it, it is possible to analyze not only the processes in which the company adds value, but the production chain. This means that managing costs, with a strategic focus, can make production processes more efficient and, with that, increase the profitability of the business, because when it comes to costs, it means all the added values to the product or service in question. This article aims to test the traditional absorption cost model and adapt it to the reality of a health plan management company. The methodology applied to the article in question was initially documentary research sequenced by a case study in a health plan administrator in the Federal District. It is concluded that it is possible to adapt the traditional model and apply it to the reality of a service company that manages health plans.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2023.
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