Título: | A biblioterapia como possibilidade terapêutica em crianças com Transtorno de Espectro Autista (TEA) |
Autor(es): | Silva, Vanessa Guedes da |
Orientador(es): | Costa, Michelli Pereira da |
Assunto: | Biblioterapia Transtorno do espectro autista Leitura terapêutica Bibliotecários |
Data de apresentação: | 18-Jul-2023 |
Data de publicação: | 10-Abr-2024 |
Referência: | SILVA, Vanessa Guedes da. A biblioterapia como possibilidade terapêutica em crianças com Transtorno de Espectro Autista (TEA). 2023. 70 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | O presente trabalho tem o objetivo de analisar a importância da biblioterapia para o
desenvolvimento social de crianças com transtorno de espectro autista (TEA) e a
importância do bibliotecário para traçar o planejamento de atividades de leitura
juntamente com a equipe multidisciplinar. Para tanto, a pesquisa teve como objetivos
específicos a descrição dos serviços de biblioterapia em crianças com transtorno de
espectro autista (TEA) e a identificação do papel da equipe multidisciplinar dentro da
biblioterapia para os tratamentos de crianças autistas. No procedimento metodológico,
se caracteriza em uma pesquisa descritiva na qual foram aplicadas duas técnicas de
coleta: a pesquisa bibliográfica e a ficha de verificação, seguindo um estudo de
concepção pragmática em uma pesquisa qualitativa, sendo coletado uma amostra de 8
relatos de experiências que tratam da temática a ser estudada. Os resultados
demonstram que a biblioterapia pode ser uma alternativa terapêutica para auxiliar no
tratamento de crianças autistas e os profissionais tiveram uma participação fundamental
para a efetividade da biblioterapia, sendo evidenciado após os resultados que os
principais profissionais envolvidos foram os professores e os bibliotecários. De modo
geral essa prática biblioterapêutica para esse público promove um excelente progresso
na comunicação, interação social e a compreender melhor as suas emoções e
sentimentos, que de fato é uma técnica bastante eficiente que pode contribuir de forma
significativa no progresso de desenvolvimento de crianças diagnosticadas com autismo. |
Abstract: | The present work aims to analyze the importance of bibliotherapy for the social
development of children with Autism Spectrum Disorder (ASD) and the role of librarians
in planning reading activities in collaboration with the multidisciplinary team. Therefore,
the research had specific objectives: to describe bibliotherapy services for children with
ASD and to identify the role of the multidisciplinary team in bibliotherapy for the treatment
of autistic children. The methodological procedure consisted of a descriptive research
approach, using two data collection techniques: literature review and checklist, following
a pragmatic conception in qualitative research. A sample of 8 experience reports
addressing the study topic was collected. The results demonstrate that bibliotherapy can
be a therapeutic alternative to assist in the treatment of autistic children, and
professionals play a fundamental role in the effectiveness of bibliotherapy, with teachers
and librarians being the main professionals involved, as evidenced by the results.
Overall, this bibliotherapeutic practice for this population promotes excellent progress in
communication, social interaction, and better understanding of emotions and feelings,
making it an effective technique that can significantly contribute to the developmental
progress of children diagnosed with autism. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Biblioteconomia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.