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dc.contributor.advisorCosta, Michelli Pereira da-
dc.contributor.authorSilva, Vanessa Guedes da-
dc.identifier.citationSILVA, Vanessa Guedes da. A biblioterapia como possibilidade terapêutica em crianças com Transtorno de Espectro Autista (TEA). 2023. 70 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem o objetivo de analisar a importância da biblioterapia para o desenvolvimento social de crianças com transtorno de espectro autista (TEA) e a importância do bibliotecário para traçar o planejamento de atividades de leitura juntamente com a equipe multidisciplinar. Para tanto, a pesquisa teve como objetivos específicos a descrição dos serviços de biblioterapia em crianças com transtorno de espectro autista (TEA) e a identificação do papel da equipe multidisciplinar dentro da biblioterapia para os tratamentos de crianças autistas. No procedimento metodológico, se caracteriza em uma pesquisa descritiva na qual foram aplicadas duas técnicas de coleta: a pesquisa bibliográfica e a ficha de verificação, seguindo um estudo de concepção pragmática em uma pesquisa qualitativa, sendo coletado uma amostra de 8 relatos de experiências que tratam da temática a ser estudada. Os resultados demonstram que a biblioterapia pode ser uma alternativa terapêutica para auxiliar no tratamento de crianças autistas e os profissionais tiveram uma participação fundamental para a efetividade da biblioterapia, sendo evidenciado após os resultados que os principais profissionais envolvidos foram os professores e os bibliotecários. De modo geral essa prática biblioterapêutica para esse público promove um excelente progresso na comunicação, interação social e a compreender melhor as suas emoções e sentimentos, que de fato é uma técnica bastante eficiente que pode contribuir de forma significativa no progresso de desenvolvimento de crianças diagnosticadas com autismo.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordBiblioterapiapt_BR
dc.subject.keywordTranstorno do espectro autistapt_BR
dc.subject.keywordLeitura terapêuticapt_BR
dc.subject.keywordBibliotecáriospt_BR
dc.titleA biblioterapia como possibilidade terapêutica em crianças com Transtorno de Espectro Autista (TEA)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-04-10T12:52:47Z-
dc.date.available2024-04-10T12:52:47Z-
dc.date.submitted2023-07-18-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/38150-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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dc.description.abstract1The present work aims to analyze the importance of bibliotherapy for the social development of children with Autism Spectrum Disorder (ASD) and the role of librarians in planning reading activities in collaboration with the multidisciplinary team. Therefore, the research had specific objectives: to describe bibliotherapy services for children with ASD and to identify the role of the multidisciplinary team in bibliotherapy for the treatment of autistic children. The methodological procedure consisted of a descriptive research approach, using two data collection techniques: literature review and checklist, following a pragmatic conception in qualitative research. A sample of 8 experience reports addressing the study topic was collected. The results demonstrate that bibliotherapy can be a therapeutic alternative to assist in the treatment of autistic children, and professionals play a fundamental role in the effectiveness of bibliotherapy, with teachers and librarians being the main professionals involved, as evidenced by the results. Overall, this bibliotherapeutic practice for this population promotes excellent progress in communication, social interaction, and better understanding of emotions and feelings, making it an effective technique that can significantly contribute to the developmental progress of children diagnosed with autism.pt_BR
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