Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/38150
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_VanessaGuedesDaSilva_tcc.pdf1,23 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A biblioterapia como possibilidade terapêutica em crianças com Transtorno de Espectro Autista (TEA)
Autor(es): Silva, Vanessa Guedes da
Orientador(es): Costa, Michelli Pereira da
Assunto: Biblioterapia
Transtorno do espectro autista
Leitura terapêutica
Bibliotecários
Data de apresentação: 18-Jul-2023
Data de publicação: 10-Abr-2024
Referência: SILVA, Vanessa Guedes da. A biblioterapia como possibilidade terapêutica em crianças com Transtorno de Espectro Autista (TEA). 2023. 70 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O presente trabalho tem o objetivo de analisar a importância da biblioterapia para o desenvolvimento social de crianças com transtorno de espectro autista (TEA) e a importância do bibliotecário para traçar o planejamento de atividades de leitura juntamente com a equipe multidisciplinar. Para tanto, a pesquisa teve como objetivos específicos a descrição dos serviços de biblioterapia em crianças com transtorno de espectro autista (TEA) e a identificação do papel da equipe multidisciplinar dentro da biblioterapia para os tratamentos de crianças autistas. No procedimento metodológico, se caracteriza em uma pesquisa descritiva na qual foram aplicadas duas técnicas de coleta: a pesquisa bibliográfica e a ficha de verificação, seguindo um estudo de concepção pragmática em uma pesquisa qualitativa, sendo coletado uma amostra de 8 relatos de experiências que tratam da temática a ser estudada. Os resultados demonstram que a biblioterapia pode ser uma alternativa terapêutica para auxiliar no tratamento de crianças autistas e os profissionais tiveram uma participação fundamental para a efetividade da biblioterapia, sendo evidenciado após os resultados que os principais profissionais envolvidos foram os professores e os bibliotecários. De modo geral essa prática biblioterapêutica para esse público promove um excelente progresso na comunicação, interação social e a compreender melhor as suas emoções e sentimentos, que de fato é uma técnica bastante eficiente que pode contribuir de forma significativa no progresso de desenvolvimento de crianças diagnosticadas com autismo.
Abstract: The present work aims to analyze the importance of bibliotherapy for the social development of children with Autism Spectrum Disorder (ASD) and the role of librarians in planning reading activities in collaboration with the multidisciplinary team. Therefore, the research had specific objectives: to describe bibliotherapy services for children with ASD and to identify the role of the multidisciplinary team in bibliotherapy for the treatment of autistic children. The methodological procedure consisted of a descriptive research approach, using two data collection techniques: literature review and checklist, following a pragmatic conception in qualitative research. A sample of 8 experience reports addressing the study topic was collected. The results demonstrate that bibliotherapy can be a therapeutic alternative to assist in the treatment of autistic children, and professionals play a fundamental role in the effectiveness of bibliotherapy, with teachers and librarians being the main professionals involved, as evidenced by the results. Overall, this bibliotherapeutic practice for this population promotes excellent progress in communication, social interaction, and better understanding of emotions and feelings, making it an effective technique that can significantly contribute to the developmental progress of children diagnosed with autism.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Biblioteconomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.