Título: | Caracterização do Movimento Empresa Júnior de Nutrição do Brasil : intenção empreendedora na formação profissional |
Autor(es): | Ferreira, Gabriela Verônica Martins |
Orientador(es): | Botelho, Raquel Braz Assunção |
Assunto: | Empreendedorismo Empresa Júnior Nutricionistas |
Data de apresentação: | 3-Mai-2022 |
Data de publicação: | 9-Abr-2024 |
Referência: | FERREIRA, Gabriela Verônica Martins. Caracterização do Movimento Empresa Júnior de Nutrição do Brasil: intenção empreendedora na formação profissional. 2022. 28 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Nutrição) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | A formação profissional dos nutricionistas têm passado por modificações a fim de
atender às demandas do mercado de trabalho, o qual se torna cada vez mais competitivo. Em
um cenário onde a capacitação profissional é tão importante quanto a inovação e o poder de
adaptação, o incentivo ao empreendedorismo mostra-se fundamental. As empresas juniores
servem como uma potente ferramenta de educação empreendedora ativa nas instituições de
ensino superior, podendo contribuir de forma significativa para os futuros profissionais. Dessa
forma, o presente trabalho buscou mapear o Movimento Empresa Júnior nos cursos de
nutrição do Brasil, por meio de um estudo descritivo e transversal. Para isso, desenvolveu-se
um questionário a fim identificar as empresas e caracterizar suas atividades, bem como o
reconhecer as habilidades desenvolvidas pelos membros com a experiência. Foram
encontradas 25 empresas, dentre as quais 18 participaram do estudo. A análise dos dados foi
feita por meio de estatística descritiva. Os resultados encontrados mostram que a maior parte
das empresas juniores de nutrição possuem entre 0 e 5 anos de existência e estão vinculadas a
universidades públicas da região Sudeste. As instituições atuam predominantemente na área
de alimentação coletiva. Os serviços ofertados pelo maior número de Empresas Juniores, bem
como os mais executados no ano de 2020, foram a ficha técnica de preparação e a rotulagem
nutricional. Nesse mesmo período, juntas, as empresas chegaram a movimentar uma receita
superior a 256 mil reais ao ano. Assim, pode-se concluir que o Movimento Empresa Júnior,
como um projeto de extensão nos cursos de Nutrição no Brasil, ainda se mostra restrito e sem
grande visibilidade. O mapeamento realizado evidenciou ainda um contraste entre os serviços
realizados e a formação generalista oferecida pelos cursos de Nutrição. Ademais, as empresas
juniores promovem o contato com conhecimentos alinhados às demandas do mercado de
trabalho e com a formação de uma mentalidade empreendedora, mostrando-se importantes
como ambiente de aprendizado prático durante a graduação. |
Abstract: | The professional qualification of nutritionists has undergone changes in order to meet
the demands of the labor market, which has become increasingly competitive. In a scenario
where professional training is as important as innovation and the power to adapt, encouraging
entrepreneurship is fundamental. Junior companies work as a powerful tool to active
entrepreneurial education in universities, and can significantly contribute to the future
professionals. That way, the present article sought to map the Nutrition Junior companies
movement in Brazil, through a descriptive and cross-sectional study. For this purpose a
questionnaire was developed in order to identify and characterize their activities, as well as
recognizing the abilities developed by the members with the experience. Also, some skills
developed by the members within the business experience within graduation were briefly
analyzed. From the survey of nutrition junior companies from Brazil, 25 companies were
found, among which 18 participated in the study after invitation. Data analysis was performed
via descriptive statistics. The results found show that the biggest part of junior nutrition
companies have between 0 to 5 years of existence and are bound to public universities located
in the Southeast region of Brazil. The institutions work predominantly in the area of Nutrition
in collective feeding. The services offered by the largest number of Junior Companies, as well
as the most performed in 2020, were Technical Sheet of Preparation and Nutritional labeling.
In addition, in this same period, together, the companies managed to generate revenue of more
than 256 thousand reais per year. Thus, it can be concluded that the Junior Company
Movement, as an extension project in Nutrition courses in Brazil, is still restricted and has
limited visibility. The mapping carried out showed a contrast between the services performed
and the general education offered by the Nutrition courses. Finally, the formation of an
entrepreneurial mindset, proving to be important as a practical learning environment during
graduation. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição, 2022. |
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Aparece na Coleção: | Nutrição
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