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Título: Proposição de um escritório de gerenciamento de portifólio de projetos aplicado à disciplinas PBL no contexto educacional
Autor(es): Lima, Thiago Barreto de Oliveira
Orientador(es): Monteiro, Simone Borges Simão
Assunto: Administração de projetos
Aprendizagem baseada em projetos
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 9-Abr-2024
Referência: LIMA, Thiago Barreto de Oliveira. Proposição de um escritório de gerenciamento de portifólio de projetos aplicado à disciplinas PBL no contexto educacional. 2022. 121 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O nível de complexidade e recursos exigidos para o gerenciamento de um portfólio de projetos pode tornar inviável a sua execução, especialmente para organizações que não contam com a estruturas de apoio para a supervisão e orientação específica para o gerenciamento de projetos, programas e portfólios. Com o movimento crescente no uso de metodologias ativas de aprendizado baseadas em projetos na engenharia, alguns cursos buscam mais inovação no aprendizado ao expandir o alcance de seus resultados com projetos em sala de aula ao criar inclusive programas e portfólios de projetos. Uma das estruturas mais utilizadas para auxiliar o gerenciamento de projetos, programas e portfólios é o Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP), que deve ser implantado considerando os benefícios esperados pelas partes interessadas no contexto estudado. O objetivo desta pesquisa é propor um escritório de gerenciamento de portfólio de projetos adaptado às necessidades das disciplinas do curso de Engenharia de Produção da Universidade de Brasília que utilizam Metodologias de Aprendizagem Ativa. Como resultado a pesquisa apresenta a proposta de um escritório de gerenciamento de portfólio projetos baseado em papeis e responsabilidades que, por sua vez, foram originados de inferências sobre relatos e dados de diferentes partes interessadas a cerca da dinâmica das disciplinas, dos problemas encontrados nos projetos, de avaliações de pares entre membros das equipes de projeto e dos benefícios esperados de um EGP dedicado ao portfólio trabalhado pelas partes interessadas.
Abstract: The level of complexity and resources required to manage a project portfolio can make it unfeasible to execute, especially for organizations that do not have the appropriate tools to support in controlling and guiding the Projects, Programmes and Portfolios managed. With the growing movement in the use of active learning methodologies based on engineering projects, some courses begin to seek more innovation in learning by expanding the reach of their results with classroom projects by creating programs and project portfolios. One of the most used structures to assist the management of projects, programs and portfolios is the Project Management Office (PMO), which should be implemented considering the benefits expected by stakeholders in the context studied. The objective of this research is to propose a project portfolio management office adapted to the needs of the classes in the Production Engineering course at the University of Brasília that uses Active Learning Methodologies. As a result, the research presents the proposal of a project portfolio management office based on roles and responsibilities that, in turn, were originated from inferences on reports and data from different stakeholders about the dynamics of the disciplines, the problems encountered in the projects, peer reviews among project team members and the expected benefits of a PMO dedicated to the portfolio worked on by stakeholders.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2022.
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