| Título: | Proposição de um escritório de gerenciamento de portifólio de projetos aplicado à disciplinas PBL no contexto educacional | 
| Autor(es): | Lima, Thiago Barreto de Oliveira | 
| Orientador(es): | Monteiro, Simone Borges Simão | 
| Assunto: | Administração de projetos Aprendizagem baseada em projetos
 | 
| Data de apresentação: | 2022 | 
| Data de publicação: | 9-Abr-2024 | 
| Referência: | LIMA, Thiago Barreto de Oliveira. Proposição de um escritório de gerenciamento de portifólio de projetos aplicado à disciplinas PBL no contexto educacional. 2022. 121 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | 
| Resumo: | O nível de complexidade e recursos exigidos para o gerenciamento de um portfólio de 
projetos pode tornar inviável a sua execução, especialmente para organizações que não 
contam com a estruturas de apoio para a supervisão e orientação específica para o 
gerenciamento de projetos, programas e portfólios. Com o movimento crescente no uso de 
metodologias ativas de aprendizado baseadas em projetos na engenharia, alguns cursos 
buscam mais inovação no aprendizado ao expandir o alcance de seus resultados com projetos 
em sala de aula ao criar inclusive programas e portfólios de projetos. Uma das estruturas mais 
utilizadas para auxiliar o gerenciamento de projetos, programas e portfólios é o Escritório de 
Gerenciamento de Projetos (EGP), que deve ser implantado considerando os benefícios 
esperados pelas partes interessadas no contexto estudado. O objetivo desta pesquisa é propor 
um escritório de gerenciamento de portfólio de projetos adaptado às necessidades das 
disciplinas do curso de Engenharia de Produção da Universidade de Brasília que utilizam 
Metodologias de Aprendizagem Ativa. Como resultado a pesquisa apresenta a proposta de um 
escritório de gerenciamento de portfólio projetos baseado em papeis e responsabilidades que, 
por sua vez, foram originados de inferências sobre relatos e dados de diferentes partes 
interessadas a cerca da dinâmica das disciplinas, dos problemas encontrados nos projetos, de 
avaliações de pares entre membros das equipes de projeto e dos benefícios esperados de um 
EGP dedicado ao portfólio trabalhado pelas partes interessadas. | 
| Abstract: | The level of complexity and resources required to manage a project portfolio can make it 
unfeasible to execute, especially for organizations that do not have the appropriate tools to 
support in controlling and guiding the Projects, Programmes and Portfolios managed. With 
the growing movement in the use of active learning methodologies based on engineering 
projects, some courses begin to seek more innovation in learning by expanding the reach of 
their results with classroom projects by creating programs and project portfolios. One of the 
most used structures to assist the management of projects, programs and portfolios is the 
Project Management Office (PMO), which should be implemented considering the benefits 
expected by stakeholders in the context studied. The objective of this research is to propose a 
project portfolio management office adapted to the needs of the classes in the Production 
Engineering course at the University of Brasília that uses Active Learning Methodologies. As 
a result, the research presents the proposal of a project portfolio management office based on 
roles and responsibilities that, in turn, were originated from inferences on reports and data 
from different stakeholders about the dynamics of the disciplines, the problems encountered 
in the projects, peer reviews among project team members and the expected benefits of a 
PMO dedicated to the portfolio worked on by stakeholders. | 
| Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2022. | 
| Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | 
| Aparece na Coleção: | Engenharia de Produção 
 | 
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.