Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Monteiro, Simone Borges Simão | - |
dc.contributor.author | Lima, Thiago Barreto de Oliveira | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Thiago Barreto de Oliveira. Proposição de um escritório de gerenciamento de portifólio de projetos aplicado à disciplinas PBL no contexto educacional. 2022. 121 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O nível de complexidade e recursos exigidos para o gerenciamento de um portfólio de
projetos pode tornar inviável a sua execução, especialmente para organizações que não
contam com a estruturas de apoio para a supervisão e orientação específica para o
gerenciamento de projetos, programas e portfólios. Com o movimento crescente no uso de
metodologias ativas de aprendizado baseadas em projetos na engenharia, alguns cursos
buscam mais inovação no aprendizado ao expandir o alcance de seus resultados com projetos
em sala de aula ao criar inclusive programas e portfólios de projetos. Uma das estruturas mais
utilizadas para auxiliar o gerenciamento de projetos, programas e portfólios é o Escritório de
Gerenciamento de Projetos (EGP), que deve ser implantado considerando os benefícios
esperados pelas partes interessadas no contexto estudado. O objetivo desta pesquisa é propor
um escritório de gerenciamento de portfólio de projetos adaptado às necessidades das
disciplinas do curso de Engenharia de Produção da Universidade de Brasília que utilizam
Metodologias de Aprendizagem Ativa. Como resultado a pesquisa apresenta a proposta de um
escritório de gerenciamento de portfólio projetos baseado em papeis e responsabilidades que,
por sua vez, foram originados de inferências sobre relatos e dados de diferentes partes
interessadas a cerca da dinâmica das disciplinas, dos problemas encontrados nos projetos, de
avaliações de pares entre membros das equipes de projeto e dos benefícios esperados de um
EGP dedicado ao portfólio trabalhado pelas partes interessadas. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Administração de projetos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem baseada em projetos | pt_BR |
dc.title | Proposição de um escritório de gerenciamento de portifólio de projetos aplicado à disciplinas PBL no contexto educacional | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-04-09T12:20:19Z | - |
dc.date.available | 2024-04-09T12:20:19Z | - |
dc.date.submitted | 2022 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/38139 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The level of complexity and resources required to manage a project portfolio can make it
unfeasible to execute, especially for organizations that do not have the appropriate tools to
support in controlling and guiding the Projects, Programmes and Portfolios managed. With
the growing movement in the use of active learning methodologies based on engineering
projects, some courses begin to seek more innovation in learning by expanding the reach of
their results with classroom projects by creating programs and project portfolios. One of the
most used structures to assist the management of projects, programs and portfolios is the
Project Management Office (PMO), which should be implemented considering the benefits
expected by stakeholders in the context studied. The objective of this research is to propose a
project portfolio management office adapted to the needs of the classes in the Production
Engineering course at the University of Brasília that uses Active Learning Methodologies. As
a result, the research presents the proposal of a project portfolio management office based on
roles and responsibilities that, in turn, were originated from inferences on reports and data
from different stakeholders about the dynamics of the disciplines, the problems encountered
in the projects, peer reviews among project team members and the expected benefits of a
PMO dedicated to the portfolio worked on by stakeholders. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia de Produção
|