Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3812
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_MarinaMattioniSchardong.pdf193,74 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Cooperação e globalização : o Programa Estudante-Convênio - Graduação na política externa brasileira do século 21
Autor(es): Schardong, Marina Mattioni
Orientador(es): Saraiva, José Flávio Sombra
Assunto: Educação - cooperação internacional
Ensino superior e Estado
Cooperação internacional
Brasil - relações exteriores
Data de apresentação: 2012
Data de publicação: 5-Set-2012
Referência: SCHARDONG, Marina Mattioni. Cooperação e globalização: o Programa Estudante-Convênio - Graduação na política externa brasileira do século 21. 2012. 29 f. Monografia (Especialização em Relações Internacionais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: Este artigo visa a contribuir para o estudo da cooperação internacional para o desenvolvimento, por meio da análise da cooperação internacional praticada pelo Brasil em matéria de educação. Para isso, escolheu-se o Programa Estudante-Convênio – Graduação (PEC-G), que vai ao encontro da tendência de internacionalização do ensino superior, o que foi recomendado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) como objetivo da universidade no contexto da globalização. O PEC-G pretende, por meio da cooperação entre universidades, ajudar a formar recursos humanos qualificados que ajudem a superar o subdesenvolvimento. Apesar de existir há mais de meio século, o Programa mostra-se consoante aos Objetivos do Milênio, definidos pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) como formas de se atingir o desenvolvimento. O programa foi analisado em seus diversos aspectos com base nas diretrizes da política externa brasileira praticada pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva, de 2003 a 2010 que teve como base a cooperação sul-sul com vista ao desenvolvimento. A análise foi feita a partir dos conceitos de cooperação internacional, globalização e internacionalização das instituições de ensino superior. Este estudo evidenciou que o programa, apesar de ainda possuir lacunas, cumpre com seus objetivos e funciona como um promotor do desenvolvimento. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This article aims to contribute to the study of international co-operation for development by analyzing Brazilian co-operation in education. To achieve this aim it was chosen to study the Programa Estudante-Convênio (PEC-G), a programme for foreign students that follows the instructions of The United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) about how universities should behave in globalization context. Although PEC-G was created in the 50’s, it follows the Millennium Development Goals defined by The United Nations Development Programme as a guideline to reach development. The programme developed by the Brazilian government intent to build up qualified human resources which will help to overcome underdevelopment through co-operation between universities. In this article, PEC-G is analyzed based on Brazilian international policy to achieve international development due Luis Inácio Lula da Silva government from 2003 to 2010 in its many aspects. The analysis is based on the follow concepts: international co-operation, globalization and high education internalization. This study showed that the Brazilian programme reaches its goals and promotes development, notwithstanding its limitations.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, 2012.
Aparece na Coleção:Relações Internacionais - Especialização



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons