Título: | A licenciatura em língua portuguesa, as lacunas prático-pedagógicas e o ensino da língua materna : uma análise do currículo de Letras – Português da Universidade de Brasília |
Autor(es): | Silva, Elis Rodrigues e |
Orientador(es): | Felipe, Paulo Henrique de |
Assunto: | Professores - formação Língua portuguesa - estudo e ensino Currículo profissional - professor |
Data de apresentação: | 15-Fev-2023 |
Data de publicação: | 8-Abr-2024 |
Referência: | SILVA, Elis Rodrigues e. A licenciatura em língua portuguesa, as lacunas prático-pedagógicas e o ensino da língua materna: uma análise do currículo de Letras – Português da Universidade de Brasília. 2023. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | O curso de licenciatura em Letras – Língua Portuguesa e Respectiva Literatura da
Universidade de Brasília forma professores de língua portuguesa a partir da oferta de disciplinas
das áreas da Linguística, Línguas Estrangeiras e Clássicas, Literatura e Educação. No que tange
à área de Linguística, a oferta prevê poucas matérias teóricas que dialoguem com a prática de
ensino em sala de aula, de forma que o professor de língua portuguesa em formação seja de fato
instrumentalizado a aliar a teoria, aprendida na universidade, à prática docente. Este artigo se
propõe a analisar o currículo vigente de Letras – Português (4146-1/2016), fazendo
comparações com a nova proposta de currículo do curso (a sair) e, também, com disciplinas do
currículo do curso de Pedagogia (9229-1/2018) da mesma universidade que dialoguem com o
ensino da língua, a fim de realizar uma reflexão acerca das lacunas prático-pedagógicas na
formação do professor de língua portuguesa. As ponderações aqui feitas são embasadas na
perspectiva teórica das Pedagogias dos letramentos críticos, discutidas e defendidas por
Kalantzis, Cope & Pinheiro em Letramentos (2022), da Análise Linguística (AL), amplamente
abordada por autoras como Márcia Mendonça, e na análise dos Projetos Pedagógicos e
currículos dos cursos em questão para fomentar uma discussão a respeito da formação do
licenciado em língua portuguesa para o ensino de língua materna na educação básica. |
Abstract: | The Language and Literature Degree (Portuguese) course from Universidade de
Brasília educates Portuguese teachers by offering subjects related to the areas of Linguistics,
Foreign and Classical Languages, Literature and Education. Regarding the Linguistics area, the
curriculum offers few theorical subjects that stablish a dialogue with the teaching practice in
school, in a way that the Portuguese teacher is in fact instrumentalized to unite the theory
learned in the university and the teaching practice. This article intends to analyze the Language
Degree course’s current curriculum (4146-1/2016), comparing it to the new curricular proposal
(to be published) and to subjects that belong to the Pedagogy course’s curriculum (9229-
1/2018) that stablish a dialogue with the mother language teaching, in order to reflect about the
practical-pedagogical gaps in the Portuguese teacher’s education. The considerations made are
based on the theorical perspective of Critical literacies, discussed and supported by Kalantzis,
Cope & Pinheiro in Literacies (2022), on the Análise Linguística (AL) understanding,
addressed by authors such as Márcia Mendonça, and on analyses of the Pedagogical Projects
and the curricula of the courses under discussion to instigate a debate related to the Portuguese
licentiate education to language teaching in school. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.