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Título: A licenciatura em língua portuguesa, as lacunas prático-pedagógicas e o ensino da língua materna : uma análise do currículo de Letras – Português da Universidade de Brasília
Autor(es): Silva, Elis Rodrigues e
Orientador(es): Felipe, Paulo Henrique de
Assunto: Professores - formação
Língua portuguesa - estudo e ensino
Currículo profissional - professor
Data de apresentação: 15-Fev-2023
Data de publicação: 8-Abr-2024
Referência: SILVA, Elis Rodrigues e. A licenciatura em língua portuguesa, as lacunas prático-pedagógicas e o ensino da língua materna: uma análise do currículo de Letras – Português da Universidade de Brasília. 2023. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O curso de licenciatura em Letras – Língua Portuguesa e Respectiva Literatura da Universidade de Brasília forma professores de língua portuguesa a partir da oferta de disciplinas das áreas da Linguística, Línguas Estrangeiras e Clássicas, Literatura e Educação. No que tange à área de Linguística, a oferta prevê poucas matérias teóricas que dialoguem com a prática de ensino em sala de aula, de forma que o professor de língua portuguesa em formação seja de fato instrumentalizado a aliar a teoria, aprendida na universidade, à prática docente. Este artigo se propõe a analisar o currículo vigente de Letras – Português (4146-1/2016), fazendo comparações com a nova proposta de currículo do curso (a sair) e, também, com disciplinas do currículo do curso de Pedagogia (9229-1/2018) da mesma universidade que dialoguem com o ensino da língua, a fim de realizar uma reflexão acerca das lacunas prático-pedagógicas na formação do professor de língua portuguesa. As ponderações aqui feitas são embasadas na perspectiva teórica das Pedagogias dos letramentos críticos, discutidas e defendidas por Kalantzis, Cope & Pinheiro em Letramentos (2022), da Análise Linguística (AL), amplamente abordada por autoras como Márcia Mendonça, e na análise dos Projetos Pedagógicos e currículos dos cursos em questão para fomentar uma discussão a respeito da formação do licenciado em língua portuguesa para o ensino de língua materna na educação básica.
Abstract: The Language and Literature Degree (Portuguese) course from Universidade de Brasília educates Portuguese teachers by offering subjects related to the areas of Linguistics, Foreign and Classical Languages, Literature and Education. Regarding the Linguistics area, the curriculum offers few theorical subjects that stablish a dialogue with the teaching practice in school, in a way that the Portuguese teacher is in fact instrumentalized to unite the theory learned in the university and the teaching practice. This article intends to analyze the Language Degree course’s current curriculum (4146-1/2016), comparing it to the new curricular proposal (to be published) and to subjects that belong to the Pedagogy course’s curriculum (9229- 1/2018) that stablish a dialogue with the mother language teaching, in order to reflect about the practical-pedagogical gaps in the Portuguese teacher’s education. The considerations made are based on the theorical perspective of Critical literacies, discussed and supported by Kalantzis, Cope & Pinheiro in Literacies (2022), on the Análise Linguística (AL) understanding, addressed by authors such as Márcia Mendonça, and on analyses of the Pedagogical Projects and the curricula of the courses under discussion to instigate a debate related to the Portuguese licentiate education to language teaching in school.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2023.
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