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Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorFelipe, Paulo Henrique de-
dc.contributor.authorSilva, Elis Rodrigues e-
dc.identifier.citationSILVA, Elis Rodrigues e. A licenciatura em língua portuguesa, as lacunas prático-pedagógicas e o ensino da língua materna: uma análise do currículo de Letras – Português da Universidade de Brasília. 2023. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO curso de licenciatura em Letras – Língua Portuguesa e Respectiva Literatura da Universidade de Brasília forma professores de língua portuguesa a partir da oferta de disciplinas das áreas da Linguística, Línguas Estrangeiras e Clássicas, Literatura e Educação. No que tange à área de Linguística, a oferta prevê poucas matérias teóricas que dialoguem com a prática de ensino em sala de aula, de forma que o professor de língua portuguesa em formação seja de fato instrumentalizado a aliar a teoria, aprendida na universidade, à prática docente. Este artigo se propõe a analisar o currículo vigente de Letras – Português (4146-1/2016), fazendo comparações com a nova proposta de currículo do curso (a sair) e, também, com disciplinas do currículo do curso de Pedagogia (9229-1/2018) da mesma universidade que dialoguem com o ensino da língua, a fim de realizar uma reflexão acerca das lacunas prático-pedagógicas na formação do professor de língua portuguesa. As ponderações aqui feitas são embasadas na perspectiva teórica das Pedagogias dos letramentos críticos, discutidas e defendidas por Kalantzis, Cope & Pinheiro em Letramentos (2022), da Análise Linguística (AL), amplamente abordada por autoras como Márcia Mendonça, e na análise dos Projetos Pedagógicos e currículos dos cursos em questão para fomentar uma discussão a respeito da formação do licenciado em língua portuguesa para o ensino de língua materna na educação básica.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordProfessores - formaçãopt_BR
dc.subject.keywordLíngua portuguesa - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordCurrículo profissional - professorpt_BR
dc.titleA licenciatura em língua portuguesa, as lacunas prático-pedagógicas e o ensino da língua materna : uma análise do currículo de Letras – Português da Universidade de Brasíliapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-04-08T18:44:49Z-
dc.date.available2024-04-08T18:44:49Z-
dc.date.submitted2023-02-15-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/38112-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The Language and Literature Degree (Portuguese) course from Universidade de Brasília educates Portuguese teachers by offering subjects related to the areas of Linguistics, Foreign and Classical Languages, Literature and Education. Regarding the Linguistics area, the curriculum offers few theorical subjects that stablish a dialogue with the teaching practice in school, in a way that the Portuguese teacher is in fact instrumentalized to unite the theory learned in the university and the teaching practice. This article intends to analyze the Language Degree course’s current curriculum (4146-1/2016), comparing it to the new curricular proposal (to be published) and to subjects that belong to the Pedagogy course’s curriculum (9229- 1/2018) that stablish a dialogue with the mother language teaching, in order to reflect about the practical-pedagogical gaps in the Portuguese teacher’s education. The considerations made are based on the theorical perspective of Critical literacies, discussed and supported by Kalantzis, Cope & Pinheiro in Literacies (2022), on the Análise Linguística (AL) understanding, addressed by authors such as Márcia Mendonça, and on analyses of the Pedagogical Projects and the curricula of the courses under discussion to instigate a debate related to the Portuguese licentiate education to language teaching in school.pt_BR
Aparece na Coleção:Letras - Português



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