Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/38103
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_HeversonBrunoGomesPereira_tcc.pdf377,73 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Teatro surdo : o papel da expressão corporal
Autor(es): Pereira, Heverson Bruno Gomes
Orientador(es): Castro Júnior, Gláucio de
Assunto: Linguagem teatral
Inclusão social
Surdos
Data de apresentação: 6-Abr-2022
Data de publicação: 8-Abr-2024
Referência: PEREIRA, Heverson Bruno Gomes. Teatro surdo: o papel da expressão corporal. 2022. 31 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Língua de Sinais Brasileira - Português como Segunda Língua) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: É notável que existe uma falta de linguagem artística não só para os surdos, mas também para todas as comunidades identificadas como especiais. Não só ao analisálos como espectadores, mas também como produtores artísticos. Diante disso, este trabalho objetivou analisar a importância do ensino do teatro na educação de surdos. Como objetivos específicos: Conceituar e analisar os tipos de surdez; discorrer sobre a história do teatro surdo no Brasil e os teatros dos surdos, bem como a Legislação que amparam o surdo na sociedade, na educação, e acessibilidade. Como metodologia, observou-se que ela é classificada como pesquisa exploratória. Detectou- se também a necessidade da pesquisa bibliográfica no momento em que se fez uso de materiais já elaborados: livros, artigos científicos, revistas, documentos eletrônicos e enciclopédias na busca e alocação de conhecimento sobre a importância do ensino do teatro na educação de surdos, correlacionando tal conhecimento com abordagens já trabalhadas por outros autores. O estudo conclui que O teatro surdo apresenta desafios únicos aos tradutores teatrais. Futuros estudos nessa área podem ampliar as direções teatrais em relação aos teatros surdos. Atores surdos usam sistemas de tradução teatral para descrever os detalhes de suas performances e os produtos que representam em língua de sinais.
Abstract: It is notable that there is a lack of artistic language not only for the deaf, but also for all communities identified as special. Not only by analyzing them as spectators, but also as artistic producers. Therefore, this work aimed to analyze the importance of teaching theater in the education of the deaf. As specific objectives: Conceptualize and analyze the types of deafness; discuss the history of deaf theater in Brazil and theaters for the deaf, as well as the legislation that supports the deaf in society, education, and accessibility. As a methodology, it was observed that it is classified as exploratory research. The need for bibliographic research was also detected at the time when materials already prepared were used: books, scientific articles, magazines, electronic documents and encyclopedias in the search and allocation of knowledge about the importance of theater teaching in the education of the deaf, correlating such knowledge with approaches already worked by other authors. The study concludes that Deaf theater presents unique challenges to theatrical translators. Future studies in this area may expand the theatrical directions in relation to deaf theaters. Deaf actors use theatrical translation systems to describe the details of their performances and the products they represent in sign language.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Letras - Língua de Sinais Brasileira / Português como Segunda Língua



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.