Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Castro Júnior, Gláucio de | - |
dc.contributor.author | Pereira, Heverson Bruno Gomes | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Heverson Bruno Gomes. Teatro surdo: o papel da expressão corporal. 2022. 31 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Língua de Sinais Brasileira - Português como Segunda Língua) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | É notável que existe uma falta de linguagem artística não só para os surdos, mas
também para todas as comunidades identificadas como especiais. Não só ao analisálos como espectadores, mas também como produtores artísticos. Diante disso, este
trabalho objetivou analisar a importância do ensino do teatro na educação de surdos.
Como objetivos específicos: Conceituar e analisar os tipos de surdez; discorrer sobre
a história do teatro surdo no Brasil e os teatros dos surdos, bem como a Legislação
que amparam o surdo na sociedade, na educação, e acessibilidade. Como
metodologia, observou-se que ela é classificada como pesquisa exploratória.
Detectou- se também a necessidade da pesquisa bibliográfica no momento em que
se fez uso de materiais já elaborados: livros, artigos científicos, revistas, documentos
eletrônicos e enciclopédias na busca e alocação de conhecimento sobre a importância
do ensino do teatro na educação de surdos, correlacionando tal conhecimento com
abordagens já trabalhadas por outros autores. O estudo conclui que O teatro surdo
apresenta desafios únicos aos tradutores teatrais. Futuros estudos nessa área podem
ampliar as direções teatrais em relação aos teatros surdos. Atores surdos usam
sistemas de tradução teatral para descrever os detalhes de suas performances e os
produtos que representam em língua de sinais. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Linguagem teatral | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inclusão social | pt_BR |
dc.subject.keyword | Surdos | pt_BR |
dc.title | Teatro surdo : o papel da expressão corporal | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-04-08T13:12:51Z | - |
dc.date.available | 2024-04-08T13:12:51Z | - |
dc.date.submitted | 2022-04-06 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/38103 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | It is notable that there is a lack of artistic language not only for the deaf, but also for all
communities identified as special. Not only by analyzing them as spectators, but also
as artistic producers. Therefore, this work aimed to analyze the importance of teaching
theater in the education of the deaf. As specific objectives: Conceptualize and analyze
the types of deafness; discuss the history of deaf theater in Brazil and theaters for the
deaf, as well as the legislation that supports the deaf in society, education, and
accessibility. As a methodology, it was observed that it is classified as exploratory
research. The need for bibliographic research was also detected at the time when
materials already prepared were used: books, scientific articles, magazines, electronic
documents and encyclopedias in the search and allocation of knowledge about the
importance of theater teaching in the education of the deaf, correlating such knowledge
with approaches already worked by other authors. The study concludes that Deaf
theater presents unique challenges to theatrical translators. Future studies in this area
may expand the theatrical directions in relation to deaf theaters. Deaf actors use
theatrical translation systems to describe the details of their performances and the
products they represent in sign language. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Letras - Língua de Sinais Brasileira / Português como Segunda Língua
|