Título: | O letramento crítico na formação dos estudantes de licenciatura em Educação do Campo da Universidade de Brasília |
Autor(es): | Marques, Francielle de Paula |
Orientador(es): | Sousa, Rosineide Magalhães de Vasconcelos, Vangela do Carmo Oliveira |
Assunto: | Letramento Professores - formação Estudantes universitários - Educação do Campo |
Data de apresentação: | 19-Dez-2023 |
Data de publicação: | 5-Abr-2024 |
Referência: | MARQUES, Francielle de Paula. O letramento crítico na formação dos estudantes de licenciatura em Educação do Campo da Universidade de Brasília. 2023. 101 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) — Universidade de Brasília, Planaltina - DF, 2023. |
Resumo: | O objetivo geral deste Trabalho de Conclusão de Curso foi investigar as contribuições dos
letramentos para o desenvolvimento acadêmico dos educandos e a formação omnilateral dos
intelectuais orgânicos para além do ensino, pesquisa e extensão, isto é, a formação do
indivíduo social, coletivo e multifacetado, por meio de análise do processo de aquisição dos
letramentos na LEdoC/FUP. Identificou-se, mediante entrevistas, qual foi a maior
contribuição do curso para a vida dos estudantes e o maior problema que os futuros
professores encontraram no curso durante a formação. Se eles (elas) pensaram em desistir por
causa da dificuldade e o porquê continuaram. Analisou-se, também, os letramentos e a forma
de construção de conhecimento, isto é, as práticas pedagógicas envolvidas na formação e o
contexto e a percepção e pensamento crítico inicial dos estudantes e no final do curso. A
investigação teve uma abordagem qualitativa, a entrevista foi o instrumento principal para
coleta de dados, e foi realizada com dez estudantes do curso. Além das entrevistas, foi
utilizada a observação como contributo da compreensão do objeto estudado. Para
fundamentar teoricamente a pesquisa, foram utilizados os seguintes teóricos: Freire (1980),
Soares (1995), Street (2004, entre outros. O resultado da investigação demonstra que o curso
com sua pedagogia libertadora alcançou os resultados esperados e cumpriu seu objetivo
principal de formar professores/educadores com responsabilidade com a educação coletiva. |
Abstract: | The general objective of this final paper was to investigate the contributions of literacy to the
academic development of students and the “omnilateral” formation of organic intellectuals
beyond teaching, research, and extension, that is, the formation of the social, collective and
multifaceted individual, through analysis of the literacy acquisition process at LEdoC/FUP.
Through interviews, it was identified what was the greatest contribution of the course to the
students' lives and the biggest problem that future teachers encountered in the course during
their training. If they thought about giving up because of the difficulty and why they
continued. Literacy and the way in which knowledge is constructed were also analyzed, that
is, the pedagogical practices involved in training and the context and perception and critical
thinking of students initially and at the end of the course. The investigation had a qualitative
approach, the interview was the main instrument for data collection, and was carried out with
ten students on the course. In addition to interviews, observation was used as a contribution to
be understanding the object studied. To theoretically support the research, the following
theorists were used: Freire (1980), Soares (1995), Street (2004, among others. The result of
the investigation demonstrates that the course with its liberating pedagogy achieved the
expected results and fulfilled its main objective to train teachers/educators with responsibility
for collective education. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Habilitação em Linguagens, Artes e Literatura, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Educação do Campo - Linguagens, Artes e Literatura
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.