Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/38069
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_LiandraDouradoLima_tcc.pdf814,43 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Sala de Gestão e Governança da Educação Básica do Brasil : implementação do SICGESP : sistema de gestão e governança baseada em evidências auditáveis de custos na educação municipal
Autor(es): Lima, Liandra Dourado
Orientador(es): Dantas, José Marilson Martins
Assunto: Gasto público
Contabilidade gerencial
Educação básica
Data de apresentação: 9-Fev-2023
Data de publicação: 4-Abr-2024
Referência: LIMA, Liandra Dourado. Sala de Gestão e Governança da Educação Básica do Brasil: implementação do SICGESP: sistema de gestão e governança baseada em evidências auditáveis de custos na educação municipal. 2023. 38 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A contabilidade gerencial, juntamente da gestão de custos a partir de um sistema gerencial, são fundamentais para se ter um direcionamento mais eficaz dos recursos na atividade pública. O § 3º do Art. 50 da Lei de Responsabilidade Fiscal reafirma a obrigatoriedade de se produzir e utilizar informações de custo que permita a avaliação e o acompanhamento da gestão orçamentária, financeira e patrimonial, uma vez que são imprescindíveis para a tomada de decisões, que pode resultar em gestão mais eficiente. O Laboratório de Inteligência Pública – PILab da Universidade de Brasília (UnB), em parceria com a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC), implementaram a Sala de Gestão e Governança da Educação Básica do Brasil, que utiliza o sistema de custos SICGESP para auxiliar na gestão e governança das secretarias de educação municipais. Dessa forma, o presente trabalho buscou verificar como está sendo a experiência da implementação de um sistema gerencial de custos para a educação municipal das prefeituras. Assim, foi realizada uma pesquisa qualitativa com levantamento de dados por meio de entrevistas com os pesquisadores da UnB, servidores da SEB/MEB e gestores de quatro secretarias de educação municipais. Concluiu-se que o processo de implementação do SICGESP na educação básica dos municípios auxilia não só na tomada de decisão dos gestores, como também ao Ministério da Educação, possibilitando-o a conhecer os desafios das secretarias municipais de educação no tratamento dos dados financeiros, especialmente nos pequenos municípios, na visão do Coordenador-Geral da SEB/MEC.
Abstract: Management accounting, along with cost management based on a management system, are essential for a more effective allocation of resources in the public sector. The § 3 of Art. 50 of the Fiscal Responsibility Law reaffirms the obligation to produce and use cost information that allows the development of budget, financial and asset management, since they are essential for decision-making, which can result in more efficient management. The Public Intelligence Laboratory – PILab, in partnership with the Basic Education Secretariat of the Ministry of Education (SEB/MEC), implemented the Basic Education Management and Governance Room in Brazil, which uses the SICGESP cost system to assist in the management and governance of municipal education departments. In this way, the present work aimed to verify how the experience of implementing a cost management system for municipal education in city halls has been. Qualitative research was carried out with data collection through interviews with PILab researchers, SEB/MEB servers and managers of four municipal education departments. It was concluded that the implementation process of SICGESP in the basic education of the municipalities helps not only in the decision-making of the managers, but also the Educacion Department, enabling it to know the challenges of the municipal education departments in the treatment of financial data, especially in the small citys, acoording to the General Cordinator of SEB/MEC.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.