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Título: Análise do ensino de educação financeira no ensino médio das escolas públicas e privadas do Distrito Federal
Autor(es): Siqueira, Karine Rodrigues
Orientador(es): Nunes, Danielle Montenegro Salamone
Assunto: Educação financeira
Finanças pessoais
Ensino médio - Distrito Federal
Data de apresentação: 19-Jul-2023
Data de publicação: 3-Abr-2024
Referência: SIQUEIRA, Karine Rodrigues. Análise do ensino de educação financeira no ensino médio das escolas públicas e privadas do Distrito Federal. 2023. 36 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A educação financeira tem a capacidade de ajudar os indivíduos a tomarem decisões que melhorem sua saúde financeira, a falta desse conhecimento acarreta uma má administração. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho foi analisar como a educação financeira tem sido abordada no ensino médio, identificando diferenças entre escolas públicas e privadas e considerando a opinião dos alunos sobre o tema. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário on-line, resultando em 100 questionários respondidos. A análise dos dados foi feita utilizando estatística descritiva e o teste do qui-quadrado para comparação entre as escolas públicas e privadas. Os resultados indicam que o ensino da educação financeira é precário, sendo abordado de forma limitada tanto nas escolas públicas quanto nas privadas. Esses resultados ressaltam a necessidade de uma maior ênfase na educação financeira nas escolas, visando capacitar os alunos a lidar de forma mais eficaz com suas finanças pessoais. A análise da educação financeira no ensino médio é relevante, uma vez que busca avaliar se os estudantes estão recebendo a preparação necessária para enfrentar os desafios financeiros que irão encontrar ao longo de suas vidas. Os resultados deste estudo podem servir como um estímulo para a expansão do ensino da educação financeira nas instituições escolares.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2023.
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