Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/38060
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_KarineRodriguesSiqueira_tcc.pdf1,08 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorNunes, Danielle Montenegro Salamone-
dc.contributor.authorSiqueira, Karine Rodrigues-
dc.identifier.citationSIQUEIRA, Karine Rodrigues. Análise do ensino de educação financeira no ensino médio das escolas públicas e privadas do Distrito Federal. 2023. 36 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA educação financeira tem a capacidade de ajudar os indivíduos a tomarem decisões que melhorem sua saúde financeira, a falta desse conhecimento acarreta uma má administração. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho foi analisar como a educação financeira tem sido abordada no ensino médio, identificando diferenças entre escolas públicas e privadas e considerando a opinião dos alunos sobre o tema. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário on-line, resultando em 100 questionários respondidos. A análise dos dados foi feita utilizando estatística descritiva e o teste do qui-quadrado para comparação entre as escolas públicas e privadas. Os resultados indicam que o ensino da educação financeira é precário, sendo abordado de forma limitada tanto nas escolas públicas quanto nas privadas. Esses resultados ressaltam a necessidade de uma maior ênfase na educação financeira nas escolas, visando capacitar os alunos a lidar de forma mais eficaz com suas finanças pessoais. A análise da educação financeira no ensino médio é relevante, uma vez que busca avaliar se os estudantes estão recebendo a preparação necessária para enfrentar os desafios financeiros que irão encontrar ao longo de suas vidas. Os resultados deste estudo podem servir como um estímulo para a expansão do ensino da educação financeira nas instituições escolares.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação financeirapt_BR
dc.subject.keywordFinanças pessoaispt_BR
dc.subject.keywordEnsino médio - Distrito Federalpt_BR
dc.titleAnálise do ensino de educação financeira no ensino médio das escolas públicas e privadas do Distrito Federalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-04-03T14:32:46Z-
dc.date.available2024-04-03T14:32:46Z-
dc.date.submitted2023-07-19-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/38060-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.