Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/38027
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_ThallyneMirelyPiresGoncalves_tcc.pdf460,09 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A importância do material didático no ensino de Química para o ensino médio em uma escola do campo : Colégio Estadual Júlio César Teodoro-Flores de Goiás
Autor(es): Gonsalves, Thallyne Mirely Pires
Orientador(es): Wolff, Eliete Ávila
Assunto: Química - estudo e ensino
Material didático
Educação do campo
Data de apresentação: 29-Abr-2022
Data de publicação: 22-Mar-2024
Referência: GONSALVES, Thallyne Mirely Pires. A importância do material didático no ensino de Química para o ensino médio em uma escola do campo: Colégio Estadual Júlio César Teodoro-Flores de Goiás. 2022. 32 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) — Universidade de Brasília, Planaltina - DF, 2022.
Resumo: Este estudo teve como objetivo analisar as experiências pedagógicas no Ensino de Química em uma turma do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Júlio César Teodoro, no município de Flores de Goiás. Para o desenvolvimento do estudo adotamos como metodologia a pesquisa bibliográfica sobre ensino-aprendizagem e sobre o uso de materiais didáticos no Ensino de Química. Em um segundo momento realizamos entrevistas com estudantes e a professora da disciplina de química. A pesquisa também teve uma abordagem qualitativa. Durante o desenvolvimento desse estudo observamos que, apesar de que estudantes relatarem que gostam da disciplina de química, sempre tiveram dificuldades de assimilar os conteúdos estudados devido à falta de uma estrutura adequada para as aulas experimentais e pela falta de materiais didáticos alternativos, a fim de melhorar tanto a transmissão do conteúdo quanto a recepção. Observamos com este estudo que existem fatores externos e internos que afetam o processo de ensino aprendizagem tornando-o mais ou menos eficiente. Neste contexto, e levando em conta as limitações, o professor precisa repensar as suas práticas pedagógicas levando em consideração a realidade em que a escola está inserida, seja no contexto sociocultural ou dos conhecimentos trazidos pelas/os estudantes. Ao considerar essas particularidades contribuem para o desenvolvimento de práticas pedagógicas mais eficientes fazendo com que o ensino seja mais significativo e mais contextualizado. A contextualização do ensino em sala de aula auxilia na formação de cidadãos críticos e amplia a visão sobre a importância da ciência em seu cotidiano. A abordagem contextualizada tem contribuído para o processo de ensino e aprendizagem, principalmente para o aluno do campo, visto que, o Colégio está inseri-o no campo e cidade, pois e recebe discentes desses dois ambientes.
Abstract: This study aimed to analyze the pedagogical experiences in Chemistry Teaching in a class of the 1st year of High School at Colégio Estadual Júlio César Teodoro, in the city of Flores de Goiás. learning and on the use of teaching materials in Chemistry Teaching. In a second moment, we conducted interviews with students and the teacher of the chemistry course. The research also had a qualitative approach. During the development of this study, we observed that, although students reported that they liked the discipline of chemistry, they always had difficulties in assimilating the contents studied due to the lack of an adequate structure for the experimental classes and the lack of alternative teaching materials, in order to improve both content transmission and reception. We observed with this study that there are external and internal factors that affect the teaching-learning process, making it more or less efficient. In this context, and taking into account the limitations, the teacher needs to rethink their pedagogical practices taking into account the reality in which the school is inserted, whether in the sociocultural context or the knowledge brought by the students. When considering these particularities, they contribute to the development of more efficient pedagogical practices, making teaching more meaningful and more contextualized. The contextualization of teaching in the classroom helps in the formation of critical citizens and broadens the view on the importance of science in their daily lives. The contextualized approach has contributed to the teaching and learning process, especially for the rural student, since the College is inserted in the countryside and in the city, as it receives students from these two environments.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Habilitação em Ciências da Natureza, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação do Campo - Ciências da Natureza



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.