Título: | A importância do material didático no ensino de Química para o ensino médio em uma escola do campo : Colégio Estadual Júlio César Teodoro-Flores de Goiás |
Autor(es): | Gonsalves, Thallyne Mirely Pires |
Orientador(es): | Wolff, Eliete Ávila |
Assunto: | Química - estudo e ensino Material didático Educação do campo |
Data de apresentação: | 29-Abr-2022 |
Data de publicação: | 22-Mar-2024 |
Referência: | GONSALVES, Thallyne Mirely Pires. A importância do material didático no ensino de Química para o ensino médio em uma escola do campo: Colégio Estadual Júlio César Teodoro-Flores de Goiás. 2022. 32 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) — Universidade de Brasília, Planaltina - DF, 2022. |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo analisar as experiências pedagógicas no Ensino
de Química em uma turma do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Júlio
César Teodoro, no município de Flores de Goiás. Para o desenvolvimento do
estudo adotamos como metodologia a pesquisa bibliográfica sobre ensino-aprendizagem e sobre o uso de materiais didáticos no Ensino de Química. Em
um segundo momento realizamos entrevistas com estudantes e a professora da
disciplina de química. A pesquisa também teve uma abordagem qualitativa.
Durante o desenvolvimento desse estudo observamos que, apesar de que
estudantes relatarem que gostam da disciplina de química, sempre tiveram
dificuldades de assimilar os conteúdos estudados devido à falta de uma estrutura
adequada para as aulas experimentais e pela falta de materiais didáticos
alternativos, a fim de melhorar tanto a transmissão do conteúdo quanto a
recepção. Observamos com este estudo que existem fatores externos e internos
que afetam o processo de ensino aprendizagem tornando-o mais ou menos
eficiente. Neste contexto, e levando em conta as limitações, o professor precisa
repensar as suas práticas pedagógicas levando em consideração a realidade em
que a escola está inserida, seja no contexto sociocultural ou dos conhecimentos
trazidos pelas/os estudantes. Ao considerar essas particularidades contribuem
para o desenvolvimento de práticas pedagógicas mais eficientes fazendo com
que o ensino seja mais significativo e mais contextualizado. A contextualização
do ensino em sala de aula auxilia na formação de cidadãos críticos e amplia a
visão sobre a importância da ciência em seu cotidiano. A abordagem
contextualizada tem contribuído para o processo de ensino e aprendizagem,
principalmente para o aluno do campo, visto que, o Colégio está inseri-o no
campo e cidade, pois e recebe discentes desses dois ambientes. |
Abstract: | This study aimed to analyze the pedagogical experiences in Chemistry Teaching
in a class of the 1st year of High School at Colégio Estadual Júlio César Teodoro,
in the city of Flores de Goiás. learning and on the use of teaching materials in
Chemistry Teaching. In a second moment, we conducted interviews with students
and the teacher of the chemistry course. The research also had a qualitative
approach. During the development of this study, we observed that, although
students reported that they liked the discipline of chemistry, they always had
difficulties in assimilating the contents studied due to the lack of an adequate
structure for the experimental classes and the lack of alternative teaching
materials, in order to improve both content transmission and reception. We
observed with this study that there are external and internal factors that affect the
teaching-learning process, making it more or less efficient. In this context, and
taking into account the limitations, the teacher needs to rethink their pedagogical
practices taking into account the reality in which the school is inserted, whether
in the sociocultural context or the knowledge brought by the students. When
considering these particularities, they contribute to the development of more
efficient pedagogical practices, making teaching more meaningful and more
contextualized. The contextualization of teaching in the classroom helps in the
formation of critical citizens and broadens the view on the importance of science
in their daily lives. The contextualized approach has contributed to the teaching
and learning process, especially for the rural student, since the College is inserted
in the countryside and in the city, as it receives students from these two
environments. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Habilitação em Ciências da Natureza, 2022. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Educação do Campo - Ciências da Natureza
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.