Título: | Letramento(s) no Brasil : letramento literário e o Programa Nacional Biblioteca da Escola |
Autor(es): | Cunha, Isabela Flor da |
Orientador(es): | Tinoco, Robson Coelho |
Assunto: | Letramento Programa Nacional Biblioteca da Escola Leitura - educação |
Data de apresentação: | 26-Out-2022 |
Data de publicação: | 22-Mar-2024 |
Referência: | CUNHA, Isabela Flor da. Letramento(s) no Brasil: letramento literário e o Programa Nacional Biblioteca da Escola. 2022. 21 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | A literatura pode ser entendida como bem incompreensível da humanidade e um direito
fundamental do ser humano (cf. CANDIDO, 2006 [1995]). Na infância e adolescência, a
literatura tem papel fundamental na formação do indivíduo e grande participação nos
processos de escolarização em contexto formal. O Estatuto da Criança e do Adolescente (lei
n° 8.069) garante à criança e ao adolescente direito ao lazer, educação, cidadania, saúde e
cultura. As práticas de letramento(s) são fundamentais para que sujeitos na infância e na
juventude se posicionem e se relacionem na sociedade como sujeitos de direitos. Sendo assim,
este trabalho busca compreender melhor as práticas de letramento presentes em contexto
escolar e analisar o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) por meio de uma revisão
bibliográfica. |
Abstract: | literature can be understood as an incomprehensible patrimony of humanity and a
fundamental human right (cf. CANDIDO, 2006 [1995]). In childhood and adolescence,
literature plays a fundamental role in the individual formation and it has a basic role in the
teaching and learning process in formal education. The Estatuto da Criança e do Adolescente
(law n° 8069) ensures to children and adolescents the right to leisure, education, citizenship,
health and culture. Literacy practices are fundamental for children and adolescents to position
themselves as a subject of rights in society. By means of a bibliographic review, this work
aims to understand literacy practices in formal school context and analyze the Programa
Nacional Biblioteca da Escola. |
Informações de Acesso e Conteúdo: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2022. |
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Aparece na Coleção: | Letras - Português
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