Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Tinoco, Robson Coelho | - |
dc.contributor.author | Cunha, Isabela Flor da | - |
dc.identifier.citation | CUNHA, Isabela Flor da. Letramento(s) no Brasil: letramento literário e o Programa Nacional Biblioteca da Escola. 2022. 21 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A literatura pode ser entendida como bem incompreensível da humanidade e um direito
fundamental do ser humano (cf. CANDIDO, 2006 [1995]). Na infância e adolescência, a
literatura tem papel fundamental na formação do indivíduo e grande participação nos
processos de escolarização em contexto formal. O Estatuto da Criança e do Adolescente (lei
n° 8.069) garante à criança e ao adolescente direito ao lazer, educação, cidadania, saúde e
cultura. As práticas de letramento(s) são fundamentais para que sujeitos na infância e na
juventude se posicionem e se relacionem na sociedade como sujeitos de direitos. Sendo assim,
este trabalho busca compreender melhor as práticas de letramento presentes em contexto
escolar e analisar o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) por meio de uma revisão
bibliográfica. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Letramento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Programa Nacional Biblioteca da Escola | pt_BR |
dc.subject.keyword | Leitura - educação | pt_BR |
dc.title | Letramento(s) no Brasil : letramento literário e o Programa Nacional Biblioteca da Escola | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-22T10:54:26Z | - |
dc.date.available | 2024-03-22T10:54:26Z | - |
dc.date.submitted | 2022-10-26 | - |
dc.description2 | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/38017 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | literature can be understood as an incomprehensible patrimony of humanity and a
fundamental human right (cf. CANDIDO, 2006 [1995]). In childhood and adolescence,
literature plays a fundamental role in the individual formation and it has a basic role in the
teaching and learning process in formal education. The Estatuto da Criança e do Adolescente
(law n° 8069) ensures to children and adolescents the right to leisure, education, citizenship,
health and culture. Literacy practices are fundamental for children and adolescents to position
themselves as a subject of rights in society. By means of a bibliographic review, this work
aims to understand literacy practices in formal school context and analyze the Programa
Nacional Biblioteca da Escola. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
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