Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Dias, Juliana de Freitas | - |
dc.contributor.author | Sousa, Letícia dos Santos | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Letícia dos Santos. Para além das linhas: um ensaio sobre a educação tradicional e as novas perspectivas nas práticas de produção de textos e literatura em ambientes educacionais. 2023. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Como falar sobre produção de texto ou aulas de leitura e escrita e não pensar em uma
escola com salas cheias de cadeiras e mesas enfileiradas, apertadinhas, com um/a professor/a
que não parece ter muita felicidade em estar ali e com alunos/as que também não demonstram
tanto interesse em ir para mais uma aula, onde sabem que devem seguir um padrão, ficarem
calados e colocarem (ou tentar) a criatividade para jogo, transformando pensamentos em
palavras, tentando usar o 'porquê' correto e encaixar a vírgula na tal pausa de respiração que
não faz muito sentido, além de questionar o universo do motivo de ter que escrever um mínimo
de 15 linhas? Isto nos diz muito sobre a prática e a qualidade do ensino do português e sua
literatura e escrita nas escolas e nos leva a algumas reflexões: por que isso acontece? Por que o
ato da escrita é tão desinteressante para esses alunos? Como motivar os estudantes? Como
trabalhar a leitura e a produção textual de forma agradável e proveitosa?
Foi em uma disciplina sobre práticas do ensino de redação, já nos semestres finais da
graduação, em que uma professora nos mostrou as possibilidades de se ensinar a produzir textos
de maneiras lúdicas e diversas, que decidi que meu trabalho final de curso seria sobre essa
temática: como posso responder a essas perguntas e quebrar o ciclo de desinteresse na língua
portuguesa e sua literatura e escrita, trabalhando práticas pedagógicas diferentes do tradicional
nas minhas aulas? | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Leitura e escrita | pt_BR |
dc.subject.keyword | Redação - estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Para além das linhas : um ensaio sobre a educação tradicional e as novas perspectivas nas práticas de produção de textos e literatura em ambientes educacionais | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-21T13:50:23Z | - |
dc.date.available | 2024-03-21T13:50:23Z | - |
dc.date.submitted | 2023 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/38004 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
|