Título: | A elitização do ensino de inglês em livros didáticos internacionais |
Autor(es): | Jorge, Isabella Machado |
Orientador(es): | Andrade, Mariana Rosa Mastrella de |
Assunto: | Livros didáticos Língua inglesa - estudo e ensino |
Data de apresentação: | 19-Dez-2023 |
Data de publicação: | 20-Mar-2024 |
Referência: | JORGE, Isabella Machado. A elitização do ensino de inglês em livros didáticos internacionais. 2023. 44 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Inglês) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | Acredito que um dos principais fatores que me trouxeram interesse pelo tema livro
didático foi o fato de eu estar trabalhando com livros didáticos atualmente. Considerando que
sou professora de inglês em cursos privados de inglês, o contato com o livro didático é diário,
além de ser representado também como figura de autoridade dentro de sala de aula. A medida
que fui aprofundando minhas leituras, o tema livro didático foi se tornando cada vez mais
instigante, considerando que as leituras me proporcionaram pontos de vista que eu jamais havia
prestado atenção, como o fato de que as temáticas abordadas em livros didáticos são
frequentemente elitizadas, que é uma questão que precisa ser debatida e desconstruída, visto
que o inglês deve ser para todos. Portanto, este trabalho busca trazer uma discussão entre os
livros didáticos de inglês e a elitização do ensino, abordando questões relacionadas a como o
livro didático constrói essa visão elitizada do ensino. Além disso, essa pesquisa traz uma análise
do livro didático English File Elementary e explora como o acesso a livros didáticos de inglês
pode se tornar um fator determinante na disparidade educacional entre diferentes estratos
sociais. O texto analisa como a escolha e produção desses materiais muitas vezes refletem
perspectivas culturais e sociais específicas, excluindo grupos socioeconômicos menos
privilegiados. Ademais, são discutidos casos em que a escolha de livros didáticos de inglês pode
inadvertidamente contribuir para a perpetuação de padrões sociais e culturais dominantes. O
artigo também destaca importantes autores que tornam esse tema relevante. Por fim, este
trabalho busca conscientizar educadores, responsáveis pela elaboração de políticas
educacionais e editores de livros didáticos sobre a importância de considerar os impactos sociais
desses materiais na formação da próxima geração de estudantes de inglês, promovendo assim
uma abordagem mais inclusiva e justa no campo educacional. |
Abstract: | I believe that one of the main factors that sparked my interest in the topic of textbooks
was the fact that I am currently working with textbooks as an English teacher in private English
courses. Therefore, my interaction with textbooks is daily and it is also represented as an
authority figure in the classroom. As I started to deepen into my readings, the topic of textbooks
became increasingly intriguing. My readings provided perspectives that I had never paid
attention to before, such as the fact that the themes addressed in textbooks are often elitized—
a matter that needs to be discussed and deconstructed, considering that English should be
accessible to everyone. Thus, this work aims to initiate a discussion on English textbooks and
the elitization of education, addressing issues related to how textbooks construct this elitized
view of education. Additionally, this research provides an analysis of the English File
Elementary textbook and explores how access to English textbooks can become a determining
factor in educational disparities among different social strata. The text examines how the choice
and production of these materials often reflect on specific cultural and social perspectives,
excluding less privileged socioeconomic groups. Furthermore, it discusses cases where the
selection of English textbooks can inadvertently contribute to the perpetuation of dominant
social and cultural standards. Besides, the article also highlights important authors who make
this topic relevant. Finally, the article seeks to raise awareness among educators, policymakers,
and textbook editors about the importance of considering the social impacts of these materials
in shaping the next generation of English learners, promoting a more inclusive and fair approach
in the field of education. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Letras - Inglês
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.