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Título: A elitização do ensino de inglês em livros didáticos internacionais
Autor(es): Jorge, Isabella Machado
Orientador(es): Andrade, Mariana Rosa Mastrella de
Assunto: Livros didáticos
Língua inglesa - estudo e ensino
Data de apresentação: 19-Dez-2023
Data de publicação: 20-Mar-2024
Referência: JORGE, Isabella Machado. A elitização do ensino de inglês em livros didáticos internacionais. 2023. 44 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Inglês) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Acredito que um dos principais fatores que me trouxeram interesse pelo tema livro didático foi o fato de eu estar trabalhando com livros didáticos atualmente. Considerando que sou professora de inglês em cursos privados de inglês, o contato com o livro didático é diário, além de ser representado também como figura de autoridade dentro de sala de aula. A medida que fui aprofundando minhas leituras, o tema livro didático foi se tornando cada vez mais instigante, considerando que as leituras me proporcionaram pontos de vista que eu jamais havia prestado atenção, como o fato de que as temáticas abordadas em livros didáticos são frequentemente elitizadas, que é uma questão que precisa ser debatida e desconstruída, visto que o inglês deve ser para todos. Portanto, este trabalho busca trazer uma discussão entre os livros didáticos de inglês e a elitização do ensino, abordando questões relacionadas a como o livro didático constrói essa visão elitizada do ensino. Além disso, essa pesquisa traz uma análise do livro didático English File Elementary e explora como o acesso a livros didáticos de inglês pode se tornar um fator determinante na disparidade educacional entre diferentes estratos sociais. O texto analisa como a escolha e produção desses materiais muitas vezes refletem perspectivas culturais e sociais específicas, excluindo grupos socioeconômicos menos privilegiados. Ademais, são discutidos casos em que a escolha de livros didáticos de inglês pode inadvertidamente contribuir para a perpetuação de padrões sociais e culturais dominantes. O artigo também destaca importantes autores que tornam esse tema relevante. Por fim, este trabalho busca conscientizar educadores, responsáveis pela elaboração de políticas educacionais e editores de livros didáticos sobre a importância de considerar os impactos sociais desses materiais na formação da próxima geração de estudantes de inglês, promovendo assim uma abordagem mais inclusiva e justa no campo educacional.
Abstract: I believe that one of the main factors that sparked my interest in the topic of textbooks was the fact that I am currently working with textbooks as an English teacher in private English courses. Therefore, my interaction with textbooks is daily and it is also represented as an authority figure in the classroom. As I started to deepen into my readings, the topic of textbooks became increasingly intriguing. My readings provided perspectives that I had never paid attention to before, such as the fact that the themes addressed in textbooks are often elitized— a matter that needs to be discussed and deconstructed, considering that English should be accessible to everyone. Thus, this work aims to initiate a discussion on English textbooks and the elitization of education, addressing issues related to how textbooks construct this elitized view of education. Additionally, this research provides an analysis of the English File Elementary textbook and explores how access to English textbooks can become a determining factor in educational disparities among different social strata. The text examines how the choice and production of these materials often reflect on specific cultural and social perspectives, excluding less privileged socioeconomic groups. Furthermore, it discusses cases where the selection of English textbooks can inadvertently contribute to the perpetuation of dominant social and cultural standards. Besides, the article also highlights important authors who make this topic relevant. Finally, the article seeks to raise awareness among educators, policymakers, and textbook editors about the importance of considering the social impacts of these materials in shaping the next generation of English learners, promoting a more inclusive and fair approach in the field of education.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2023.
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Aparece na Coleção:Letras - Inglês



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