Título: | Geração Z nas redes sociais : o TikTok como ferramenta de busca |
Autor(es): | Sereno, Gabriela de Souza |
Orientador(es): | Amaral, Luiza Spínola |
Assunto: | Redes sociais on-line Google Chrome (Navegador de internet) Ferramentas de busca na Web |
Data de apresentação: | 19-Dez-2023 |
Data de publicação: | 15-Mar-2024 |
Referência: | SERENO, Gabriela de Souza. Geração Z nas redes sociais: o TikTok como ferramenta de busca. 2023. 99 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | A evolução da internet revolucionou a forma como nos comunicamos e facilitou o
acesso à informação. A emergência das redes sociais é um desdobramento da busca
por interação nesse ambiente online. Inicialmente considerada uma fonte primordial
de informações, a internet, de acordo com estudos anteriores, tinha no Google o seu
principal buscador. Entretanto, atualmente, é notável que o hábito de busca está se
deslocando também para as redes sociais. Com os usuários assumindo papéis
simultâneos de produtores e consumidores de conteúdo, as redes sociais se
transformam em repositórios de informações impregnadas pela subjetividade e
opiniões dos usuários que compõem essas plataformas. Esse contexto também
estabelece um espaço ativo para buscas. Dentro dessa perspectiva, ganha destaque
o TikTok, visto como uma ferramenta de busca particularmente popular entre a
geração Z. Esta investigação tem como propósito principal identificar, através de
métodos empíricos, as motivações por trás desse comportamento e determinar se o
TikTok está sendo utilizado como uma substituição ou complemento ao Google
durante as pesquisas. O estudo possui abordagem quali-quantitativa e foi
desenvolvida por meio de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, tendo como
instrumentos de coletas de dados um questionário e dois grupos focais; o objetivo
metodológico é exploratório. Constatou-se que a maioria dos usuários ainda utiliza
ambos, o Google e o TikTok como buscadores, um em complemento ao outro, o que
se alterna é a preferência individual por cada um como buscador primário. |
Abstract: | The evolution of the internet has revolutionized the way we communicate and made
access to information easier. The emergence of social networks is an outcome of the
search for interaction in this online environment. Initially considered a primary source
of information, the internet, according to previous studies, had Google as its main
search engine. However, currently, it is notable that the search habit is also moving to
social networks. With users assuming simultaneous roles as producers and consumers
of content, social networks become repositories of information impregnated by the
subjectivity and opinions of the users who make up these platforms. This context also
establishes an active space for searches. Within this perspective, TikTok stands out,
seen as a particularly popular search tool among generation Z. This investigation's
main purpose is to identify, through empirical methods, the motivations behind this
behavior and determine whether TikTok is being used as a a replacement or
complement to Google when searching. The study has a qualitative-quantitative
approach and was developed through bibliographical research and field research,
using a questionnaire and two focus groups as data collection instruments; the
methodological objective is exploratory. It was found that the majority of users still use
both Google and TikTok as search engines, one in addition to the other, what
alternates is the individual preference for each one as the primary search engine. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Comunicação Organizacional, Habilitação em Comunicação Organizacional, 2023. |
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Aparece na Coleção: | Comunicação - Comunicação Organizacional
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