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dc.contributor.advisorAmaral, Luiza Spínola-
dc.contributor.authorSereno, Gabriela de Souza-
dc.identifier.citationSERENO, Gabriela de Souza. Geração Z nas redes sociais: o TikTok como ferramenta de busca. 2023. 99 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Comunicação Organizacional, Habilitação em Comunicação Organizacional, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA evolução da internet revolucionou a forma como nos comunicamos e facilitou o acesso à informação. A emergência das redes sociais é um desdobramento da busca por interação nesse ambiente online. Inicialmente considerada uma fonte primordial de informações, a internet, de acordo com estudos anteriores, tinha no Google o seu principal buscador. Entretanto, atualmente, é notável que o hábito de busca está se deslocando também para as redes sociais. Com os usuários assumindo papéis simultâneos de produtores e consumidores de conteúdo, as redes sociais se transformam em repositórios de informações impregnadas pela subjetividade e opiniões dos usuários que compõem essas plataformas. Esse contexto também estabelece um espaço ativo para buscas. Dentro dessa perspectiva, ganha destaque o TikTok, visto como uma ferramenta de busca particularmente popular entre a geração Z. Esta investigação tem como propósito principal identificar, através de métodos empíricos, as motivações por trás desse comportamento e determinar se o TikTok está sendo utilizado como uma substituição ou complemento ao Google durante as pesquisas. O estudo possui abordagem quali-quantitativa e foi desenvolvida por meio de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, tendo como instrumentos de coletas de dados um questionário e dois grupos focais; o objetivo metodológico é exploratório. Constatou-se que a maioria dos usuários ainda utiliza ambos, o Google e o TikTok como buscadores, um em complemento ao outro, o que se alterna é a preferência individual por cada um como buscador primário.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordRedes sociais on-linept_BR
dc.subject.keywordGoogle Chrome (Navegador de internet)pt_BR
dc.subject.keywordFerramentas de busca na Webpt_BR
dc.titleGeração Z nas redes sociais : o TikTok como ferramenta de buscapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-03-15T15:16:23Z-
dc.date.available2024-03-15T15:16:23Z-
dc.date.submitted2023-12-19-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/37948-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The evolution of the internet has revolutionized the way we communicate and made access to information easier. The emergence of social networks is an outcome of the search for interaction in this online environment. Initially considered a primary source of information, the internet, according to previous studies, had Google as its main search engine. However, currently, it is notable that the search habit is also moving to social networks. With users assuming simultaneous roles as producers and consumers of content, social networks become repositories of information impregnated by the subjectivity and opinions of the users who make up these platforms. This context also establishes an active space for searches. Within this perspective, TikTok stands out, seen as a particularly popular search tool among generation Z. This investigation's main purpose is to identify, through empirical methods, the motivations behind this behavior and determine whether TikTok is being used as a a replacement or complement to Google when searching. The study has a qualitative-quantitative approach and was developed through bibliographical research and field research, using a questionnaire and two focus groups as data collection instruments; the methodological objective is exploratory. It was found that the majority of users still use both Google and TikTok as search engines, one in addition to the other, what alternates is the individual preference for each one as the primary search engine.pt_BR
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