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Título: Mercado da moda e influenciadores : análise das tendências na comunicação do mercado da moda por meio dos influenciadores nas redes sociais
Autor(es): Alves, Fernanda Ferreira
Orientador(es): Vidal, Delcia Maria de Mattos
Assunto: Influenciadores digitais
Moda
Mídia social
Marketing - estratégias
Data de apresentação: 11-Dez-2023
Data de publicação: 15-Mar-2024
Referência: ALVES, Fernanda Ferreira. Mercado da moda e influenciadores: análise das tendências na comunicação do mercado da moda por meio dos influenciadores nas redes sociais. 2023. 62 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A indústria da moda, que é marcada por constante evolução, destaca os influenciadores digitais como pilares fundamentais na comunicação, redefinindo estratégias de marketing e estabelecendo tendências. Este estudo explora a relação entre o mercado da moda e influenciadores, analisando como utilizam as mídias socias para alcançar diversos públicos e adaptar-se às mudanças do cenário. O objetivo principal é analisar as tendências na comunicação da moda de quatro perfis brasileiros selecionados, sendo eles: Bia Nardini, Gabi Felix, Malu Borges e Steal the Look, que oferecem insights valiosos para marcas, profissionais de marketing e acadêmicos. A pesquisa visa, ainda, contribuir para uma compreensão mais profunda das estratégias eficazes e orientar o futuro do marketing de moda nas mídias sociais. Junto a isso, foi possível observar que a nova comunicação promovida por meio das redes sociais é significativa para o mundo da moda, principalmente quando unida aos influenciadores digitais que atuam como porta-vozes e disseminadores de opinião. E por fim, como cada um se comporta, utiliza sua imagem para promover o nicho da moda, além de integrar a nova tendência de comunicação moderna por meio das mídias sociais.
Abstract: The fashion industry, which is characterized by constant evolution, highlights digital influencers as fundamental pillars in communication, reshaping marketing strategies, and setting trends. This study explores the relationship between the fashion market and influencers, analyzing how they use brands to reach different audiences and adapt to digital changes. The main objective is to analyze trends in fashion communication among four selected Brazilian profiles: Bia Nardini, Gabi Felix, Malu Borges, and Steal the Look, providing valuable insights for brands, marketing professionals, and academics. The research aims to contribute to a deeper understanding of effective strategies and guide the future of fashion marketing on social media. Alongside this, it was possible to observe that the new communication promoted through social networks is significant for the fashion world, especially when combined with digital influencers who act as spokespersons and opinion disseminators on social media. Finally, it explores how each one behaves, uses their image to promote the fashion niche, and integrates the new trend of modern communication through social media.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Comunicação Organizacional, Habilitação em Comunicação Organizacional, 2023.
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